quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

CONCURSOS FEDERAIS PREVISTOS PARA 2015


Essa foi destaque no Jornal do Commercio de  22/12/2014:

“Se planejamento é essencial para quem deseja alcançar ou produzir algo, para o concurseiro essa palavra significa muito mais do que organizar a metodologia de estudos e ter foco: é também ficar atento aos concursos com probabilidade de abertura e começar a estudar ainda antes da publicação do edital ­ algo muito comum entre quem almeja um cargo público.

E, para 2015, dez órgãos federais irão ou poderão lançar edital de seleção. São instituições dos mais variados setores que oferecerão um total de 9.473 vagas de nível médio e superior com salários que poderão chegar a R$ 15 mil (veja quadro acima). Mas é bom lembrar que, apesar das projeções, a exatidão do quantitativo de vagas, dos cargos e do valor das remunerações serão oficializados apenas quando da publicação do edital de cada certame no Diário Oficial da União (DOU).

Um deles já é certeza: o do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). Responsável por autorizar a realização de seleções públicas de âmbito federal, o órgão vai abrir um concurso com 556 vagas, sendo 534 destinadas para o quadro de pessoal do próprio ministério e 22 para o da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A abertura e o prazo das inscrições serão definidos em edital, que deverá ser publicado no prazo máximo de seis meses. A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta­feira, por meio da Portaria nº 456.

Uma grande aposta para 2015 era o do Banco do Brasil, mas a instituição anunciou na última sexta­-feira a abertura de 2.499 vagas de cadastro de reserva para a função de escriturário, sendo 160 para Pernambuco. A inscrição custa R$ 40 e poderá ser feita do dia 22 deste mês até 19 de janeiro de 2015, por meio do site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br ), organizadora do certame. As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 15 de março de 2015. Os editais de ambos os certames estão disponíveis no endereço eletrônico www.jconline.com.br/economia .

OUTROS ÓRGÃOS - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunicou que o último edital "foi lançado em 2012 e possui cadastro de reserva com validade até junho de 2015. Após esta data, poderão ser lançados novos editais. Não há, no entanto, nenhuma definição nesse sentido até o momento."

Os Correios informaram que "a realização do novo concurso está sendo analisada e as informações relativas ao assunto serão divulgadas nos momentos oportunos" e que "o último concurso foi realizado em 2011", pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, da Universidade de Brasília (Cespe/UnB)”. (Rossini Gomes - rpgomes@jc.com.br – JC de 22/12/2014. Arte: Editoria de Arte JC)