sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

TRANSPARÊNCIA: Izaías regulamenta, em Nível Municipal, Lei de Acesso à Informação


O Prefeito Izaías Régis (PTB) regulamentou, em nível municipal, a Lei Federal nº 12.527, que trata do acesso à Informação Pública pelo Cidadão. O Decreto Municipal nº 071/2014, que oficializa a regulamentação, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe desta sexta-feira, dia 12. A Controladoria Municipal será a instituição responsável por orientar, cobrar e fiscalizar a prestação desses serviços dos órgãos municipais.

De acordo com o controlador geral do Município, Glauco Brasileiro, a iniciativa, que também é prevista na Constituição Federal, é mais um meio de transparência da gestão. “É importante ressaltar que qualquer cidadão garanhuense que sentir vontade de confirmar dados, caso tenha dúvida sobre algo, pode usufruir desse serviço. Basta acessar os endereços indicados na internet”, comenta.

Cinco artigos do Decreto assinado pelo Prefeito devem ter uma atenção especial do Cidadão. O Art 7º registra que “O pedido da informação pública deverá ser feito formalmente por meio físico ou por meio virtual, nele devendo constar, obrigatoriamente: O nome, qualificação e número do documento de identidade do solicitante; O endereço completo do solicitante, inclusive o virtual se tiver; A descrição clara e completa da informação ou do documento desejado”. O Art 8º que prevê: “No caso de o interessado desejar cópia de documento, esta somente poderá ser entregue depois de autenticada pelo servidor responsável pelo fornecimento, ficando a cargo do solicitante o pagamento do seu custo”. Já o Art 10º estipula os prazos e que a informação será disponibilizada ao cidadão e o Art 12º, que pontua: “o descumprimento do presente decreto, sob qualquer pretexto, a destruição ou alteração de informação pública, recusa de fornecê-la, imposição de sigilo para obtenção de proveito pessoal ou a má-fé em divulgar informação sigilosa fica sujeito as penas previstas no art. 32 e seguintes da Lei 12.527/11, que deverão ser aplicadas obedecendo-se as formalidades previstas estatutariamente".

Para ter acesso a todo o conteúdo do Decreto Municipal nº 071/2014 e conhecer mais quanto aos seus direitos a informações do Governo de Garanhuns, Clique AQUI.

Vale registrar que atualmente, a Prefeitura de Garanhuns já disponibiliza ferramentas de acesso à informação para prestação de contas. 

Entre elas, os informativos jornalísticos trimestrais, o Portal da Transparência, o Diário Oficial virtual com publicações diárias e o site oficial do Governo Municipal, o www.garanhuns.pe.gov.br.  
Para acessar o Portal da Transparência do Governo de Garanhuns, Clique AQUI ou AQUI para conferir as publicações no Diário Oficial dos Municípios.