quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Paulo Câmara terá forte Oposição na Assembleia


Após oito anos sem uma oposição atuante na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Casa Joaquim Nabuco deve conhecer o novo líder da bancada na próxima segunda-feira, dia 29.

Com o novo contexto político, o grupo divergente promete exercer uma “oposição pedagógica” ao governador diplomado, Paulo Câmara (PSB). Nos bastidores, o consenso é pela indicação do deputado Silvio Costa Filho (PTB) para liderar o bloco. O Parlamentar fica no posto pelos próximos dois anos.

Os partidos que integram o bloco oposicionista chegaram a um consenso de que o novo líder deveria sair do PTB. Oficialmente, a lista compreendia três nomes: Augusto César, Romário Dias e Silvio Costa Filho, mas o nome do último parlamentar já é tido como certo. A bancada de oposição será composta por 13 deputados, sendo seis do PTB, três do PT e um do PSOL, PDT, PRB e PSL.

Fiel aliado do senador Armando Monteiro Neto (PTB), anunciado como futuro ministro do Desenvolvimento, Silvio Costa Filho recebeu apoio da bancada do PT e do PSOL na Casa. Nos últimos anos, o bloco oposicionista era tachado de adesista e omisso. Para 2015, o grupo promete assumir uma postura mais proativa. Um dos primeiros atos será convocar uma audiência pública para discutir o balanço dos últimos oito anos do programa Pacto pela Vida (confira abaixo).

A promessa da futura bancada de oposição é não dar trégua a Paulo Câmara, que assume no dia 1º de janeiro. Por considerar que se trata do nono ano do mesmo governo, o do PSB, que apresentou a candidatura do socialista como de continuidade das duas gestões de Eduardo Campos (2007-2014) – e não um novo governo -, os oposicionistas decidiram que não cabe dar tempo ou esperar por ações e sim cobrar do próximo governante o que deveria estar concluído ou em andamento. (Com informações do Blog do Jamildo)