sábado, 7 de fevereiro de 2015

Mulheres de Garanhuns receberão Incentivos à Inclusão Digital


Visando a ampliação de oportunidade, inclusão e a qualificação profissional das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, em Garanhuns, a Secretaria da Mulher e a direção do Fórum de Garanhuns estão trabalhando para ampliar a rede de proteção e buscar oportunizar as mulheres uma maior qualificação profissional.

O juiz e diretor do Fórum de Garanhuns, Dr. José Carlos Vasconcelos Filho, protocolou, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), a solicitação da doação de dois laboratórios de informática. O objetivo é fazer com que, através do exercício de uma inclusão no mercado de trabalho, as mulheres vítimas de violência tenham uma maior independência diante de sua dinâmica familiar agressora.

“Sabemos que o conhecimento na área de informática é um ponto crucial para se inserir no mercado de trabalho, então essa conquista será um passo importantíssimo para inserir as mulheres para o mercado de trabalho. Essa conquista é um marco de parceria que a Secretaria da Mulher só tem a agradecer”, afirma a secretária da Mulher, Eliane Vilar.


NOVAS AÇÕES – De acordo com dados da Secretaria da Mulher de Garanhuns, no ano de 2014 foi registrada, em Garanhuns, uma média mensal de 62 casos de violência contra as mulheres. Dentre esses, 53 agressores foram presos. Diante desse quadro e visando a ampliação das varas criminais em Garanhuns, para concentrar a demanda dos processos amparados pela Lei Maria da Penha, a secretária da Mulher, Eliane Vilar, e a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Rosário Sarduy, estiveram reunidas com o Desembargador e vice-presidente do TJPE, Jones Figueredo e o juiz e diretor do Fórum de Garanhuns, Dr. José Carlos Vasconcelos Filho, no Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), em Recife.

Na ocasião foi sinalizada a possibilidade de ampliar as varas criminais, dando maior celeridade à resolução dos processos.  “Essa articulação entre os autores envolvidos na rede de enfrentamento à violência contra a mulher é a ferramenta essencial para direcionar e garantir os direitos das mulheres, fomentando novas práticas culturais”, afirmou a secretária da Mulher, Eliane Vilar. Novos encontros para aprofundar a realização de tal projeto, ficaram marcados.

Ainda nesta semana, a secretária da Mulher esteve reunida com o delegado regional do Agreste Meridional, Dr. Marcos Omena (imagem acima), e as gestoras de organismos de políticas públicas para as mulheres do Agreste Meridional, para traçarem um planejamento de ações no enfrentamento à violência contra a mulher.