domingo, 1 de fevereiro de 2015

Hospital Dom Moura adota Classificação de Risco em Atendimentos


O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) implantou uma nova rotina de atendimento para os pacientes da Emergência Adultos, que registra um movimento diário de cerca 240 pacientes.

Trata-se da classificação de risco, que objetiva atender pela ordem, conforme a gravidade dos casos clínicos. A avaliação é feita de imediato por técnicos, enfermeiros e assistentes sociais, e conforme o caso, o paciente recebe uma cor; vermelha, amarela, verde ou azul.

Os pacientes acolhidos classificados com a cor vermelha são aqueles considerados em situação mais grave, geralmente com traumatismos, queimaduras, alteração de consciência e perfurações, entre outros, e assim ganham prioridade sobre os demais. Após a avaliação, os pacientes com cores amarelas têm prioridades sobre os verdes, e estes sobre os azuis.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem, Lara Vanessa Almeida, este protocolo atende a determinações para emergências emitidas pelo Ministério da Saúde, desde 2003, e agora, com a nova Emergência Adultos do Hospital Dom Moura, pôde ser implantada. "Os médicos atendem pela ordem de chegada, conforme as cores. Por exemplo, os pacientes de cor amarela são atendidos após não haver atendimentos para cor vermelha", registra a Profissional.
Clique na Imagem para Ampliar.
Os pacientes classificados com a cor azul, geralmente não se tratam de casos de emergência, ainda assim são atendidos e encaminhados a outras áreas do hospital, como a Assistência Social, por exemplo. O Gestor da Unidade, Luiz Melo, registra que muitos casos poderiam ter assistência nos próprios municípios, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Postos de Saúde da Família. "Para muita gente o Hospital Dom Moura ainda é a porta de entrada do paciente na Rede de Saúde, seja qual for o seu problema, e mesmo quando moram vizinhos a algum Posto de Saúde. Entendemos isto e procuramos oferecer o atendimento, e buscamos esclarecer para que em outra oportunidade possa procurar o serviço mais próximo de sua residência. São procedimentos como troca de curativos, requisições de receitas e solicitação de atestados médicos", pontua.


AS CORES UTILIZADAS REPRESENTAM:

Vermelho (Emergência) - Atendimento Médico Imediato.
Amarela (Urgência) - Atendimento Médico.
Verde (Avaliação Relativa) - Encaminhamento para Especialidades.
Azul (Ambulatório) - Agendamento em UBS e PSF´s.

Para mais informações, ligue:
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
(87) 3761.8101