quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sementeiras resgatam produção de Flores em Garanhuns


Em pouco mais de dois hectares de terra, numa fazenda localizada na comunidade Várzea, aqui em Garanhuns, árvores e plantas ornamentais ganham vida. Numa área repleta de verde, com ar puro e nascente de água em volta, a produção de mudas volta a ganhar força no Município. Um trabalho de resgate histórico, iniciado desde 2013, e que vem alcançando bons resultados nos últimos meses.

São produzidas, mensalmente, aproximadamente 20 mil mudas de mais de 80 espécies, entre elas: palmeira areca-bambu, palmeira imperial, petúnia, begônia, crótons, margarida e cravo. Três servidores, coordenados por Manoel Alves, trabalham desde o preparo do substrato – formado por estrume bovino, terra de barranco e areia –, plantio, até os cuidados diários com as belas espécies.

A primeira-dama do Município, Socorro Régis, tem participado ativamente das ações. “É preciso destacar a colaboração de várias pessoas que acreditam no nosso trabalho e fazem doações para as sementeiras. O reflexo disso é a nossa cidade florida, cheia de beleza para ser aproveitada e principalmente fotografada”, comenta.

As mudas são destinadas para manter as praças, principais canteiros e atrativos turísticos revitalizados. A Prefeitura de Garanhuns vem desenvolvendo uma ação de paisagismo, nesses pontos, desde o ano passado. “Produzimos espécies mais adaptadas para sol e sombra, bem como plantas adequadas ao inverno e verão”, destaca o secretário de Agricultura, Epaminondas Borges Filho.