sábado, 14 de fevereiro de 2015

Garanhuns Jazz Festival reúne Andréa Amorim, Ivan Lins, Billy Cobham e Willie Walker


Para quem quer ficar longe dos focos de folia em Pernambuco, uma boa alternativa é curtir o Garanhuns Jazz Festival.  O Evento que está em sua oitava edição tem nomes de peso se revezam nos palcos Ronildo Maia Leite (Praça Mestre Dominguinhos) e Pau­ Pombo (Parque Ruber van der Linden): Billy Cobham, Jennifer Batten (ex­guitarrista de Michael Jackson), Willie Walker, Wagner Tiso e Ivan Lins.

A abertura acontece logo mais as 20h na Praça Mestre Dominguinhos e fica por conta da Orquestra Criança Cidadã. No concerto, referências às tradições carnavalescas com composições de Ary Barroso, Dominguinhos, Sivuca e Jackson do Pandeiro. 

Os quarenta meninos e meninas da Comunidade do Coque, mostram o repertório que integra a Turnê Brasil que, este ano, deve passar pelas cidades de Gravatá e Caruaru, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Depois da apresentação da Orquestra, o carioca Wagner Tiso e o argentino Victor Biglione sobem ao palco. Seguidos por Marquise Knox (EUA) e Jefferson Gonçalves (RJ) & UpTown Band (PE). Billy Cobham (EUA) fecha as apresentações da noite, ao lado de Marco Lobo (BA) e do grupo local Batuque. 


No domingo, dia 15, o Palco Pau ­Pombo recebe o show Beatles in Blues com Uptown Band & Karl Dixon(EUA). Em seguida o Nosso Jazz (PE) se apresenta, com participação especial de Jefferson Gonçalves (RJ). Jam session encerra as atrações do dia, no palco. Já na Praça Mestre Dominguinhos, Andrea Amorim (que tatuou a bandeira de Garanhuns no corpo, mostrando o seu amor pela Cidade) e a Banda (PE), VillaLobos InJazz (RJ), Demetria Taylor (EUA) com os paulistas Flavio Naves e Marcelo Naves e os americanos Jennifer Batten & John Macaluso, são as atrações do dia.

Também integram a programação os músicos Tico Santa Cruz (Detonautas) e Beto Lee. A dupla, que se apresenta na segunda-­feira, homenageia o guitarrista Celso Blues Boy, falecido em 2012, com participação no festival em 2010. O cantor Ivan Lins, que este ano comemora 70 anos de idade, é a principal atração da última noite do evento. Ele mostra, ao lado do uruguaio Leonardo Amuedo, o show que apresenta nos festivais de jazz americanos e europeus. Além dos shows, o Garanhuns Jazz Festival oferece oficinas e workshops gratuitos. (Com informações do Jornal do Commercio)