sábado, 28 de fevereiro de 2015

AVANÇO: Mortalidade Infantil cai em Garanhuns


A Secretaria de Saúde de Garanhuns divulgou o Relatório Epidemiológico do ano de 2014. Os dados, que fazem um comparativo entre os anos de 2013 e 2014, registraram uma diminuição de 27% da mortalidade de crianças residentes no Município e, também, uma redução de 11% dos óbitos de mulheres em idade fértil – faixa etária de 10 a 49 anos de idade. Os dados registrados são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como critérios para a avaliação do Estado de Saúde de uma população.

De acordo com o informativo, foi constatado, ainda, um aumento de 4,2% no quantitativo de partos normais, o que representa uma melhoria nas condições de vida da população, uma vez que os partos por cirurgias cesarianas, quando não indicadas por profissional médico, podem resultar em riscos à saúde da mulher e do bebê, tais como problemas respiratórios, além de aumentar, em até três vezes, o risco de óbito da mulher, de acordo com o Ministério da Saúde, em recente publicação no Caderno ‘HumanizaSUS’.

O Relatório é elaborado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, a cada três meses, com o objetivo de possibilitar a análise nos sistemas de informação em saúde, a fim de difundir o conhecimento sobre o perfil de saúde da população, possibilitando a avaliação e aprimoramento dos serviços de saúde prestados pelo município e rede assistencial. “Essa constatação, que nos mostra mais um avanço na saúde do município, está relacionada diretamente ao fortalecimento das ações de prevenção de danos e agravos e promoção à saúde”, destaca uma das coordenadoras da Vigilância Epidemiológica, Danielle Chianca.