sábado, 21 de fevereiro de 2015

Desastre Ecológico em Garanhuns repercute na Mídia Estadual


Essa é destaque no Jornal do Commercio de 21/02/2015:

“As fortes chuvas do último domingo (16) provocaram um desastre ecológico na zona rural de Garanhuns, no Agreste do Estado. Um deslizamento de encosta destruiu a mata ciliar e soterrou a margem de um riacho abastecido pela nascente Olho D´Água, parte da Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú, com toneladas de terra e lixo. Além disso, várias árvores centenárias não resistiram à força da água e desabaram.

A destruição foi registrada por Fernando Luna, do grupo Rotary Sete Colinas, instituição integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) de Garanhuns. Entre os motivos apontados para o dano estão a retirada da vegetação natural, como a mata ciliar, as obras de drenagem e saneamento da Cohab II, realizadas em 2012, e as recentes invasões e construções irregulares de moradias na parte superior da encosta. “Enquanto todo mundo está sofrendo com a falta d´água, Garanhuns destrói deliberadamente todo o ecossistema que protege as nascentes. O Rotary Sete Colinas também já fez uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), denunciando os danos ambientais no município e as ameaças às nascentes, responsabilizando o poder público municipal”, afirmou Fernando.


O desastre poderá ser revertido, mas o tempo do processo de recuperação vai depender do tamanho do estrago feito. É isso o que afirma o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutor em tecnologia ambiental e recursos hídricos Vicente de Paula Silva. “É uma questão muito específica de um problema com o manejo adequado de uma área de microbacia hidrográfica, como o riacho. A formação vegetal deve ter sido reduzida, por isso o solo não teve condições de reter as águas das fortes chuvas, causando a enxurrada, a queda de árvores e o acúmulo de lixo. A situação é séria porque pode poluir o Rio Mundaú e prejudicar a produção de água”, explica.

MUNDAÚ - A Bacia do Rio Mundaú tem uma área de aproximadamente 4.126 quilômetros quadrados, que se espalha entre Pernambuco e Alagoas. O curso d´água nasce em Garanhuns e corta 30 municípios. No Estado, o rio abastece três reservatórios em Capoeiras e em Garanhuns, no Agreste, com capacidade máxima acima de um milhão de metros cúbicos. A equipe técnica da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga) de Garanhuns, ligada à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), informa que fará uma visita técnica ao local para avaliar o ocorrido. A data da inspeção no riacho não foi informada”. (Cidades/JC/21/02/2015) 

SAIBA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO. CLIQUE AQUI