terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Secretaria da Mulher realiza capacitação para profissionais do Hospital Dom Moura


A Secretaria da Mulher de Garanhuns firmou parceria com o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) e irá realizar, no próximo mês de março, uma capacitação para as equipes de urgência daquela Unidade de Saúde. O objetivo da parceria é preparar os profissionais da área da saúde para oferecer às mulheres vítimas de violência um acolhimento mais solidário, humanizado e integrado.

As Mulheres que se encontram em situação de violência são as usuárias mais frequentes dos serviços de saúde. Diante disso, a Secretaria da Mulher ofereceu a proposta de treinar as equipes de saúde para identificar os casos de violência doméstica e familiar, e encaminhar para o atendimento mais adequado.  “Isso é um marco que irá integrar os serviços de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência em Garanhuns e no Agreste Meridional”, afirma a secretária da Mulher, Eliane Vilar.

Vilar explica, ainda, a maior necessidade de atenção para com as mulheres que sofreram violência sexual. “Tratando-se da mulher vítima de violência sexual, é importante frisar essa necessidade. A Lei 12.845, de 1° de agosto de 2013, detalha todo o procedimento a ser observado no atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando o controle e o tratamento dos agravos físicos e psíquicos, decorrentes da violência sexual. Essa parceria com o Dom Moura é, realmente, um marco para o fortalecimento das mulheres em nosso Município”, reforçou a Secretária.