quarta-feira, 23 de maio de 2018

BR 423: Caminhoneiros protestam contra Valor do Diesel. Paralisação gera Falta de Combustíveis em Garanhuns e no Agreste

 

Um protesto de caminhoneiros está sendo realizado desde a manhã de ontem, dia 22, na BR-423, aqui em Garanhuns. Não há previsão para o término do protesto.

De acordo com os profissionais, o objetivo da manifestação é chamar a atenção dos governantes para o valor do diesel, considerado abusivo pela categoria. "Não há condições de carregar daqui para São Paulo com o preço abusivo de combustível. O caminhoneiro está abandonado", lamenta Antônio Bispo, em entrevista à Rádio Jornal Garanhuns.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, desde às 7h de hoje, dia 23, estão interditados trechos das BRs 423, em Garanhuns, 316, em Floresta e Serra Talhada, e 104, em Caruaru. Com a paralisação das principais rodovias no Estado, já começou a faltar combustível na maioria dos postos em Garanhuns e Região. Até mesmo o transporte urbano já está prejudicado. De acordo com o gerente da empresa São Cristóvão, Domingos Sá, os ônibus irão rodar até quando for possível. "A gente só tem diesel para hoje, a gente vai rodar até o limite", disse.

A SOLUÇÃO VEM DE BRASILIA - Na Câmara dos Deputados foi discutida a alta do combustível pela Comissão de Minas e Energia. O Poder Executivo está comprometido a eliminar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel. O contraponto que deve ser realizado pelos Parlamentares deverá ser a aprovação de uma renovação da folha de pagamento.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu que os governadores contribuíssem, reduzindo a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – principal tributo estadual. Segundo ele, os estados são os que mais se beneficiam dos aumentos dos combustíveis, uma vez que o ICMS representa um percentual do valor do diesel e da gasolina. Na maioria dos estados, o ICMS varia entre 30% e 32%, impactando os preços finais. No próximo dia 30, uma comissão geral vai debater os preços dos combustíveis no plenário da Câmara dos Deputados, todavia diante do quadro de paralisações, é possível que esse encontro seja antecipado.  (Com informações do NE10Interior e Diário de Pernambuco e imagens do V&C Garanhuns).