sábado, 19 de maio de 2018

EDUCAÇÃO: Professores da Rede Particular decretam Estado de Greve

 

Professores e professoras da rede privada de ensino de Pernambuco rejeitaram a contraproposta patronal e decretaram Estado de Greve em assembleia geral realizada na sede do Sinpro Pernambuco e nas Subsedes de Caruaru, Petrolina, Limoeiro e Garanhuns. Na próxima terça-feira, dia 22, a categoria volta a se reunir para decidir os rumos do movimento. A reunião acontece às 14h, na sede do Sinpro Pernambuco e nas Subsedes de Caruaru, Petrolina, Limoeiro e Garanhuns.

A decisão foi tomada diante da negativa do Sindicato Patronal a todos os pontos da pauta reivindicatória da categoria e a sugestão de retirada de direitos da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os profissionais da educação decidiram por unanimidade, dar o alerta aos donos de escolas que a partir de agora a categoria pode decretar greve por tempo indeterminado.

Segundo o Sinpro Pernambuco, as escolas particulares aplicam um reajuste de em média 15% nas mensalidades no início do ano, um índice acima da inflação, com a justificativa de arcar com o pagamento dos educadores. No entanto apresentam aos professores uma pauta que nega os pleitos da categoria, um reajuste sem ganhos reais e aumento da jornada de trabalho dos docentes. “O retrato da educação privada é marcado pela exploração excessiva do trabalho docente, pela péssima remuneração e pela desvalorização profissional. Além disso, se constitui também através de sérias irregularidades e desrespeito às leis trabalhistas”, afirmou o presidente do Sinpro Pernambuco, Helmilton Bezerra. (Com informações do Diário de Pernambuco. CONFIRA)