segunda-feira, 21 de maio de 2018

IFPE oferece 2.585 Vagas em Vestibular

 

Estudantes que pretendem ingressar ainda este ano no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) devem ficar atentos ao calendário. Começam hoje e seguem até 10 de junho as inscrições para o vestibular que será realizado em 1º de julho. As aulas terão início em agosto. Serão oferecidas 2.585 vagas em 42 cursos técnicos e superiores. Os candidatos podem estudar em uma das unidades acadêmicas distribuídas em 16 cidades pernambucanas.

A inscrição é online (cvest.ifpe.edu.br) e custa R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para os superiores. O pagamento pode ser feito até 11 de junho em qualquer agência do Banco do Brasil. De hoje até quinta-feira (dia 24) candidatos que desejarem pedir isenção da taxa deverão requerer o benefício também pelo site. Segundo a comissão do vestibular, a dispensa do pagamento é concedida aos alunos que estudaram em escola pública ou na rede privada como bolsistas e que tenham renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo.

Uma das novidades é o curso de tecnologia em gestão da qualidade, no campus Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Terá 36 vagas para o turno da tarde e poderá ser concluído em dois anos e meio. O outro curso superior com vagas nesse processo seletivo é a licenciatura em química no campus Barreiros, na Zona da Mata Sul.

No vestibular, candidatos aos cursos técnicos vão responder 30 questões entre as disciplinas de português, matemática e conhecimentos gerais. Para os cursos superiores, a seleção terá 50 quesitos e uma redação. O listão sai dia 11 de julho. Metade das vagas é destinada a quem estudou na escola pública. A divisão é feita em cotas com critério social (renda), racial e para pessoas com alguma deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são reservadas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores.

O IFPE tem unidades nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)