sábado, 12 de maio de 2018

Portal da Transparência de Garanhuns é Avaliado Positivamente por Tribunal de Contas e Cidadãos


Essa é destaque no Portal V&C Garanhuns:

Desde a popularização da internet, cresceu a necessidade de uma participação maior do cidadão na fiscalização da aplicação dos recursos públicos pela União, Estados e Municípios.

Foi dentro desse novo contexto tecnológico, incrementado pelo advento dos smartphones, que foi sancionada em 2009 a Lei Complementar nº 131, também conhecida como Lei da Transparência, que obriga os Órgãos Públicos a divulgar seus gastos na Internet em tempo real, através de Portais. E quando se fala em Portal da Transparência, Garanhuns vai muito bem, obrigado. É que segundo levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2017, o Município é o terceiro mais transparente de Pernambuco, só ficando atrás de Recife e de Jaboatão dos Guararapes (clique AQUI para conferir).


Mesmo bem avaliado, alguns usuários encontram dificuldades na hora de acessar o Portal do Município de Garanhuns e obter alguma informação sobre as Contas Públicas.  Um desses usuários entrou em contato com o Blog V&C acusando o Governo Municipal de estar omitindo informações no Site. Ele, de identidade não registrada, afirmou não estar conseguindo acessar a folha de pagamento referentes aos meses de Janeiro a Março deste ano, bem como a relação de servidores comissionados da Prefeitura.  Procurado pelo V&C, a Controladoria Municipal, órgão responsável pelo Portal, forneceu as orientações necessárias e o Cidadão rapidamente encontrou o que procurava. Dúvida dirimida e informações encontradas, a crítica se transformou em elogio ao Portal da Transparência de Garanhuns. 

Ainda de acordo com a reportagem do V&C, para facilitar a navegação do cidadão pelo Portal da Prefeitura de Garanhuns, a Controladoria Municipal, que já disponibiliza um glossário sobre o Site, vem trabalhando para que um Manual, possa vir a ser inserido na estrutura do Site. “O portal é bem fácil de ser acessado e o cidadão  não vai ter muita dificuldade. De toda forma, nos colocamos à disposição de qualquer Cidadão que esteja com dificuldade de acesso. Basta nos procurar na sede da Controladoria (funciona na Rua 13 de maio, nos antigos Cartórios). No site da Prefeitura (www.garanhuns.pe.gov.br) tem o endereço, número de telefone e o e-mail. O cidadão pode ficar tranquilo e fazer a provocação que estaremos respondendo em tempo hábil”, registra Glauco Brasileiro, que atua como Controlador Geral do Município desde janeiro de 2013.

Para conhecer o Portal da Transparência de Garanhuns clique AQUI.

Clique em player para ouvir a entrevista da repórter Iolanda Oliver com o Controlador Geral do Município de Garanhuns, Glauco Brasileiro, sobre o Portal da Transparência de Garanhuns: