sexta-feira, 7 de junho de 2013

GARANHUNS - Câmara dá exemplo e implanta site e Portal da Transparência


Transparência Pública é a ordem do dia. E a Câmara de Vereadores de Garanhuns passou a integrar o, ainda, pequeno número de órgãos públicos que apresentam suas contas através de portais na Internet.

A presidente da Casa, o vereador Audálio Filho (PSDC) lançou na manhã de ontem, 6, o site oficial do Poder e apresentou o Portal da Transparência do Legislativo Garanhuense. 

Através do endereço www.garanhuns.pe.leg.br, os cidadãos de Garanhuns poderão ter acesso a informações e imagens dos vereadores, o histórico da Câmara, o orçamento municipal e as agendas das sessões e audiências públicas realizadas pelo Poder. As legislações municipais, a exemplo da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara também podem ser conferidos pelos internautas. O portal também dá acesso a informações sobre editais, licitações e contratos desenvolvidos no âmbito do Legislativo Garanhuense.  

Um espaço que certamente será bastante visitado por políticos e cidadãos em geral é o Portal da Transparência. O espaço virtual possibilita o acesso a dados sobre a despesa e a receita da Câmara. Com cliques rápidos é possível acessar os recursos arrecadados, conferir empenhos e saber em que esta sendo investido o duodécimo repassado pela Prefeitura à Câmara. Os dados alimentados são referentes ao mês de maio. Informações sobre os salários de vereadores e servidores da Casa ainda não estão sendo disponibilizados.

O lançamento do Site foi realizado durante a reunião especial voltada à divulgação do Programa Brasil Transparente, através de uma parceria entre a Câmara de Garanhuns e a Controladoria Geral da União (CGU). A iniciativa teve como tema: "Esclarecimentos sobre as Leis de Transparência Pública - Programa Brasil Transparente" e foi marcada pela participação de estudantes, vereadores e membros da sociedade civil organizada de Garanhuns e de alguns Municípios da Região.