quinta-feira, 13 de junho de 2013

O PT do PT ‘versus’ o PT do PSB



A Coluna PINGA-FOGO, assinada pela Jornalista Sheila Borges, do JC, traz hoje a seguinte análise: 

“O PT colocou o bode na sala do governador Eduardo Campos. Apesar de esperar por uma decisão dele, se será ou não candidato a presidente, continua a se movimentar, buscando planos alternativos para construir o palanque de Dilma Rousseff no Estado. Na nota que a direção nacional emitiu ontem, após a reunião da cúpula com líderes estaduais do partido, ficou claro que a intenção é dialogar.

Caso o PSB trilhe um caminho diferente no cenário nacional, o PT se unirá a outras forças, uma conversa entre Rui Falcão e Armando Monteiro (PTB) foi agendada. Em função disso, não há data para Lula desembarcar no Recife e falar no seminário de avaliação dos 10 anos do PT no governo federal, evento que ocorre hoje em Curitiba com Lula e Dilma.

Na reunião, João Paulo e João da Costa sentaram juntos à mesa, mas o PT não conseguiu a pretendida paz. É quase zero a possibilidade de a legenda encabeçar a majoritária, até porque há outra forte divisão no PT: a do PT do PT e a do PT de Eduardo. Muitos petistas rezam pela cartilha do PSB, como Isaltino Nascimento e Oscar Barreto, que estão acomodados em cargos no Estado. Este último, inclusive, foi convidado e não foi. Preferiu ficar para trabalhar por Pernambuco. Um grupo ligado a João da Costa também está vinculado a Eduardo, participando da gestão de Geraldo Julio. Quem caminhar com o PT aqui, se Eduardo for presidenciável, enfrentará a dissidência do PT do PSB. É danado mesmo”.