segunda-feira, 17 de junho de 2013

OPINIÃO: Orgulho de ser Brasileiro



Neste final de semana, ao observar através da bela cobertura da TV, a grandiosidade dos novos estádios brasileiros e vivenciar uma competição mundial ser realizada na minha terra, no meu País, confesso que fui tomado pelo orgulho. Orgulho de ser Brasileiro. 

Esta frase significa muito. Não falo do Brasil que aumenta as passagens de ônibus e que abre espaço para que políticos usem as pessoas em manifestações que só mancham a nossa história. Não que reivindicar seja um ato errado, mas dificilmente, seja na força ou na base do grito vamos mudar algo. Eles brigam, quebram, a polícia prende e as passagens continuam aumentando. 

Também não esqueço que em cada belo Estádio, teve sim, obras superfaturadas, empreiteiros que ‘doaram’ algum para alguém. Mas isso acontece em todo lugar. Seja no asfalto da rua, na nova iluminação, na reforma do Hospital, nas atrações que se apresentam num evento... enfim, essa prática é comum e não vai mudar. É o tradicional ‘rouba mas faz’ e que façam!. Pelo menos teremos algo que nos beneficie.   

Trato do Brasil que aparece bem. Que brilha, que constrói um palco esportivo tão grandioso quanto àqueles edificados na Europa. Alguém pode até dizer, mas esse dinheiro todo deveria ser investido para acabar com a seca no nordeste, combater a fome, erradicar a miséria, levar saneamento e saúde para todos. Também concordo. Mas, se essa dinheirama toda não fosse destinada para a Copa, seria para outra coisa, menos para essa pequena lista que citei linhas atrás. 

Minha felicidade aumenta, pois sei que até a Copa, no ano que vêm, muitos outros benefícios virão. Seja na mobilidade urbana, na infraestrutura esportiva ou no desenvolvimento do nosso turismo. Se formos campeões na bola, aí a alegria é completa. Mesmo com todos os contra, prefiro ficar com os prós e dizer: TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO. E quem não concordar comigo...discorde.