domingo, 23 de junho de 2013

AS NOVIDADES NA POLÍTICA DO AGRESTE



CONTAS APROVADAS - Diferentemente do que chegou a ser divulgado por alguns órgãos de comunicação do Agreste Meridional, inclusive nesta coluna, as contas do ex-prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), referentes ao ano de 2010, foram aprovadas. Por 7 votos contrários e 6 favoráveis, o Legislativo Lajedense manteve o parecer do Tribunal de Contas, que recomendava pela aprovação. Para serem rejeitadas, as contas teriam que receber 9 votos contrários, mas só receberam sete, pois a votação era de maioria absoluta. 

AUDÁLIO – E o nome do presidente da Câmara de Garanhuns, Audálio Filho (PSDC) começa a ganhar força no grupo político do Prefeito Izaías Régis (PTB) e o parlamentar já figura entre os prováveis candidatos do Prefeito para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2014 com as bênçãos do Palácio Celso Galvão.

SIVALDO – De patinho feio a cisne. Esse é o momento vivido pelo vereador Sivaldo Albino (MD). É que o Parlamentar foi escanteado pelo Prefeito de Garanhuns, mas passa a ser assediado por políticos de expressão no Estado, como Ricardo Teobaldo e o deputado Federal Sílvio Costa. Especula-se ainda que dois candidatos a deputado Federal da cozinha do Governador Eduardo Campos também querem dobrar com Albino em 2014.
 
PADRE JORGE – Mesmo sofrendo com uma forte oposição na cidade, o Padre vem mostrando serviço em Iati. Organizou a saúde e a educação, trabalha para melhorar o abastecimento d´água, vai fazer uma grande festa de São João e ainda começou a pagar os salários deixados pela Gestão Anterior. O Prefeito tomou gosto pelo cargo e já circula nas comunidades do Município com mais desenvoltura, faz mudanças e equilibra as finanças do Município. 

CONCURSO – Prefeitos de diversas cidades do Agreste vem mantendo entendimentos visando realizar os Concursos Públicos, cobrados pelo Tribunal de Contas, em uma única data. A ideia é evitar que os concurseiros de plantão participem de diversos certames, o que torna mais difícil a inserção de cidadãos natos no Serviço Público. Em Saloá, por exemplo, Câmara e Prefeitura buscam realizar os seus concursos no mesmo dia e hora.

LAJEDO – O Prefeito de Lajedo, Rossini Blésmany (PSD) vai doar um terreno naquele Município para construção de um novo Fórum. Entendimentos junto ao TJPE, através do desembargador Jovaldo Nunes e a Corregedoria Geral de Justiça, por meio do desembargador Frederico Neves já vêm sendo mantidos neste sentido.

BREJÃO – Será contemplado com a construção de uma Escola Estadual de Referência. O educandário será edificado no Loteamento Bela Vista, próximo a Estação da CELPE, com previsão de um investimento na ordem de 5 milhões de reais.
 
SANDOVAL – E o ex-prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue (PSB) segue trabalhando na viabilidade de sua candidatura a deputado estadual em 2014. O Governador Eduardo Campos já lhe deu passe livre para entrar na disputa e também deve lhe dar uma significativa força caso aceite a empreitada.

CAPOEIRAS – Já a Prefeita Neide Reino (PSB) vem investindo em segurança e conforto nas escolas. Os alunos da escola ‘Sementinha” já contam com mobiliários novos, todos adequados a faixa-etária dos alunos. Outro investimento de Neide é a instalação de extintores em vários prédios educacionais. É a segurança e o conforto reinando em Capoeiras.

SÃO JOÃO – O Prefeito Genaldi Zumba (PSD) aposta numa grande programação junina para tornar o seu município um ponto de referência durante os festejos alusivos ao padroeiro da Cidade. Um forte esquema de segurança, com revista na entrada do Pátio de Eventos e a proibição de recipientes de vidro, além de uma diversificada programação, marcam as festividades organizadas pelo Governo são-joanense.

FRITURA – Pelo menos três secretários de Garanhuns estão passando por um processo interno de fritura. As críticas veladas do Grupo Governista, ataques orquestrados de dentro para fora que resultam em reclamações nas rádios e blog´s e um recente puxão de orelha do Prefeito em público sinalizam para uma breve dança das cadeiras no Palácio Celso Galvão.