sábado, 29 de junho de 2013

Cidadão reclama de aprovação de loteamento e critica Governo Izaías. Secretário esclarece fato e sai em defesa da sua equipe


O leitor Luís Marcus Alvorada enviou comentário ao Blog, quando fez algumas criticas ao trabalho desenvolvido pelo Governo Izaías Régis e de forma mais direta aos profissionais que integram a secretaria Municipal de Planejamento, confira: 

“A Acessibilidade no Governo de Isaías não saiu do discurso Enquanto os entulhos dominam as calçadas e as ruas em Garanhuns, com a total conivência da Secretaria de Serviços Públicos, que não pune e não fiscaliza as obras, enquanto as casas e prédios de mais de um andar avançam por sobre a calçada, quase encostando nos fios, impedindo as ampliações futuras das vias, também com a conivência da boa amiga Secretaria de Serviços Públicos, agora é a vez da Secretaria de Planejamento pisar na bola. A equipe da Secretaria de Planejamento, que é exatamente a mesma da gestão do Luís da Farmácia, com exceção apenas do Secretário, que é novo (e de Recife), acabou de aprovar em sua Câmara Técnica e, logo a seguir no COMPUR, com a conivência de outros secretários e funcionários da prefeitura, um loteamento com os passeios menores do que exige a Lei Federal. Ou seja, a acessibilidade no governo Isaías é só no discurso. - Luis Marcus Alvorada”. 

O secretário de Planejamento de Garanhuns, Fernando Nunes (foto), observou o comentário e fez questão de usar o seu direito constitucional de resposta. Confira: 

“Li, com especial atenção e com uma ponta de preocupação o comentário feito nesse Blog, pelo Senhor Luis Marcus Alvorada, no dia 25 de junho, relacionado à aprovação, pelo COMPUR,  do projeto de um empreendimento habitacional. Falei de uma ponta de preocupação, exatamente porque o comentário está eivado de meias verdades o que pode prejudicar a percepção dos leitores, que  merecem e desejam ser bem informados.

O primeiro ponto se refere à celeridade do comentarista, que postou sua mensagem às 14 horas e 57 minutos, referindo-se a decisões de “aprovações”, quando a reunião do COMPUR a que se referiu teve início às 15 horas e 15 minutos daquele dia. Portanto, 18 minutos antes de começar a reunião, o jovem estudante já sabia dos resultados.

Outro ponto desconforme refere-se ao que chamou “aprovações”: A Câmara Técnica, em fase inicial de institucionalização, quando formalmente criada, fará apenas pré-análise e o COMPUR recomenda aprovação,  cabendo, com exclusividade, ao Setor Técnico de Análise para Licenciamento da Secretaria de Serviços Públicos a aprovação final e o pertinente licenciamento.

Em relação aos parâmetros do Empreendimento estão todos dentro daqueles que são preceituados pela NBR nº 9050/2004, o que me permite repetir o que disse ao final da apresentação dos empreendedores na reunião do COMPUR, em torno das 16 horas, que: “todas as exigências colocadas pelo COMPUR,  quando da primeira apreciação do projeto na Reunião de 08 de maio deste ano, foram satisfatoriamente atendidas e, mais que isso, em razão das alterações promovidas,  que considerava o projeto como inovador e na vanguarda do conceito de bairro adequadamente planejado.

Finalmente, com todo respeito ao sagrado direito de opinião, discordo do tom jocoso externado pelo comentarista quando se refere ao fato de que a equipe da SEPLAN ser a mesma da Gestão anterior. Discordo porque é uma meia verdade. Foram substituída parte dos profissionais, mas, realço a qualidade técnica, a competência específica, o zelo e a dedicação dos egressos, predicados que mantiveram o tão desejável, quanto necessário, conhecimento e ritmo da Secretaria – Fernando Nunes – Secretário de Planejamento de Garanhuns”. 

ESCLARECIMENTO DO BLOG – O referido comentário foi efetivado às 18 horas e 57 minutos do dia 25 de junho de 2013, haja vista que o Blogger, gerenciador das páginas com terminação: (.blogspot.com.br), adota um atraso de 4 (quatro) horas em seu Sistema. Já tentamos solucionar o problema, mas não conseguimos. Quanto ao comentário e a sua competente resposta, só enaltecem o papel desse meio de comunicação: informar com verdade e responsabilidade.