quarta-feira, 19 de junho de 2013

Campanha de Poliomielite termina nesta Sexta



Segue até esta sexta-feira, dia 21, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em todo o Estado, devem ser imunizadas 631.037 crianças entre 6 meses e menos de 5 anos. Até agora, 380.454 meninos e meninas (60,29%) já compareceram aos postos de saúde. Contudo, ainda faltam ser vacinados mais de 250 mil.

Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia podem receber as gotinhas. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a meta é imunizar 95% do público total. Apesar de estar erradicada do Brasil desde 1989 (o último caso de poliomielite foi em Souza, na Paraíba), é preciso continuar mantendo o vírus fora de circulação no País, já que há outras localidades com casos, que podem ser exportados para o Brasil. Vale lembrar que não existe tratamento contra a paralisia infantil, sendo a vacina a única forma de prevenção.

Os acometidos pela doença, normalmente, ficam com flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2012, no Brasil, 98,98% do público compareceu aos postos. Em Pernambuco, todas as crianças foram vacinadas (101%).