quarta-feira, 5 de junho de 2013

Médicos e residentes do Hospital Dom Moura fazem ato público e Passeata



Médicos e estudantes de medicina realizaram na manhã de ontem, 4, um ato público em defesa dos usuários dos serviços do Hospital Regional Dom Moura. O objetivo foi chamar atenção dos órgãos públicos e da população sobre a situação da unidade de saúde.
Os manifestantes se reuniram em frente ao hospital. De lá, seguiram em passeata até a sede do Ministério Público de Pernambuco, onde formularam uma Ação Civil Pública cobrando responsabilidade do governo sobre a saúde no Município e as providências necessárias.

No último dia 10 de abril, médicos fiscais do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) realizaram uma visita na Unidade que resultou na interdição ética dos setores de pediatria, cirurgia e traumatologia. 

De acordo com o CREMEPE, entre as irregularidades encontradas estava a ausência de diretor técnico, diretor clínico e chefe de emergência. A Unidade, que realiza atendimento de emergência nas especialidades de pediatria, clínica médica, traumatologia, cirurgia geral e obstetrícia, teria muitas escalas incompletas em todos os setores. A situação estaria gerando sobrecarga no número de atendimentos. Segundo o Órgão, as escalas ideais seriam formadas por três clínicos, dois pediatras (sendo um na sala de parto), dois obstetras, dois anestesiologistas, dois cirurgiões e dois traumatologistas.

Na ocasião, os médicos denunciaram serem vítimas de constrangimento e assédio moral, praticados por policiais e administradores da Unidade. Também há queixas de alimentação insuficiente para pacientes e médicos. (Com informações do JC).