quinta-feira, 27 de junho de 2013

A participação de Silvino no Governo Izaías Régis


Amigo do Rei. Esse é o papel exercido pelo ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB) na atual conjuntura governista de Garanhuns. Tipo por muitos como o principal responsável pela vitória de Izaías Régis (PTB) em outubro passado, o Tucano se contenta com a indicação de alguns cargos e segundo especulações, pouco conversa com o amigo Prefeito, com quem editou a famosa união ‘por amor a Garanhuns’. 

De favorito no início do pleito de 2012 a desistente, Silvino viveu fortes emoções no ano passado. Conquistou o apoio do então prefeito Luiz Carlos (PDT) e com isso o trabalho gratuito de alguns dos seus principais auxiliares. Mesmo com o desgaste do Governo, o apoio político chegou, já a estrutura de Campanha, segundo relatos de Silvino, deixou a desejar, tanto, que a decisão de desistir da disputa, sequer foi comunicada ao antigo aliado e hoje, um dos seus principais desafetos. 

A história registra que Silvino perdeu para os entraves jurídicos da Legislação Eleitoral, sobretudo da lei da Ficha Limpa, e teve segundo o engenheiro Paulo Camelo (PSOL), que também disputou o pleito de 2012, entre os seus ‘algozes’, os aliados Armando Monteiro e Izaías Régis. “Silvino jogou a toalha, desistindo da candidatura a prefeito nas eleições de 2012, aliando-se aos seus carrascos, na época, Izaías e Armando Monteiro, políticos dos mais interessados em detonar, nos tribunais e na Câmara dos Vereadores, o ex-prefeito Silvino
Duarte”, disparou Camelo, em comentário publicado no Blog do Jornalista Roberto Almeida. Verdade ou mito, o fato é que por ironia do destino, a participação de Silvino foi decisiva para a vitória do projeto de Monteiro e do sonho de Régis.           

Talvez por conta da agitada agenda que cumpriu de junho a outubro de 2012, o político que governou Garanhuns entre os anos de 1997 a 2004, resolveu adotar uma postura mais reservada em 2013 e resume as suas aparições públicas aos atendimentos no seu consultório ou nos postos de saúde que presta serviços em algumas cidades da Região. A participação num encontro promovido pelo senador Armando Monteiro (PTB) e o recebimento de uma homenagem durante a festa dos 44 anos da CODEAM (entidade que presidiu) são exceções na rotina recatada de Duarte. 

O ilustre ‘amigo do rei’ não opina na atual gestão. Teve até o seu nome cotado para assumir a secretaria de Saúde, mas a necessidade de ser submetido a uma intervenção cirúrgica foi a justificativa para recusar o ‘convite’. Nas rodas políticas, o motivo relacionado é outro: a falta de autonomia para gerir a Pasta. “Se Silvino fosse o secretário de Saúde certamente se fortaleceria para voltar ao Poder. Uma sombra do seu porte não seria interessante para o Prefeito. Talvez por isso o projeto de assumir uma pasta estratégica no Governo Izaías não foi adiante”, pontuou um servidor de carreira da Prefeitura, que deu sangue na ‘Campanha 0800 de Duarte’ e se integrou no espírito ‘por amor a Garanhuns’, mas, como recompensa, recebeu do atual Governo um presente de grego: o exílio numa Secretaria que sequer aproveita o seu potencial. Aliás, esse foi o destino de praticamente todos os artífices da campanha de Silvino que integram o quadro efetivo da Prefeitura. 

INDICAÇÃO - Recentemente, circulou na imprensa a informação de que um parente de Silvino estaria prestando serviços ao Governo Izaías Régis e o próprio Prefeito tratou de encerrar a pauta. “O filho do Prefeito Silvino Duarte esta trabalhando na cidade do Recife. Ele leva os projetos nas secretarias de Estado (...); nós mandamos para ele por um carro desse da linha. Ele recebe e vai levar nas secretarias os projetos que nós mandamos para as secretarias”, chamou a atenção o Prefeito Izaías Régis, durante entrevista ao radialista Pereira Filho, da 87 FM, pondo um ponto final no assunto. (Nas imagens, diversos momentos de Silvino, desde a entrevista na desistência até a Campanha por amor a Garanhuns).