terça-feira, 11 de junho de 2013

Ministério Público recomenda prorrogação do mandato do atual Conselho Tutelar de Palmeirina



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da promotora de Justiça Carolina Pontes, emitiu recomendação ao prefeito de Palmeirina, José Renato Sarmento (PMDB), para que, em caráter de urgência, encaminhe à Câmara de Vereadores um projeto de lei com a finalidade de prorrogar o mandato da atual composição do Conselho Tutelar do município, até a posse dos escolhidos no primeiro processo unificado, marcada para o dia 10 de janeiro de 2016. Assim como, recomenda à Câmara a apreciação também em caráter de urgência.

O MPPE segue alinhado à Resolução nº152/2012 do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA) que prevê que “os conselheiros tutelares empossados nos anos de 2011 ou 2012 terão, excepcionalmente, o mandato prorrogado até a posse dos escolhidos no primeiro processo [eleitoral] unificado”. 

Segundo a Resolução n°43/2012, emitido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, “as primeiras escolhas gerais para conselheiros tutelares com mandato de quatro anos deverá acontecer em 4 de outubro de 2015 e a posse no dia 10 de janeiro de 2016”. (Na imagem, o Prefeito Renato Sarmento - ao centro).