sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lajedo firma Termo para adequação do Açougue Público


Mais uma ação para garantir a qualidade da carne consumida no município de Lajedo é tomada pelo Ministério Público de Pernambuco. Desta vez, a Prefeitura Municipal assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo perante o MP a tomar as medidas necessárias para corrigir as irregularidades detectadas pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) no Centro de Abastecimento (açougue público). O TAC é de autoria da promotora de Justiça Danielly Lopes e foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 6.

De acordo com o TAC, a Prefeitura tem 30 dias para apresentar a APEVISA um projeto básico de arquitetura para a reforma do Centro de Abastecimento de Lajedo. Depois de aprovado, a completa execução da obra deve se dar até o final do mês de dezembro de 2014, através de recursos que serão repassados pelo Governo do Estado para este fim.

Até a realização da obra, a  Prefeitura deve intensificar a fiscalização das atividades comerciais exercidas no local, através da Vigilância Sanitária Municipal e melhorar as condições higiênicas e sanitárias. Caso as obrigações previstas no TAC não sejam cumpridas, poderá acarretar na aplicação de multa de R$ 1 mil, até o efetivo cumprimento das medidas acordadas e a interdição do açougue público.
REGULAMENTAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL E a Prefeitura de Lajedo deve tomar as medidas necessárias para regulamentar a implantação da Guarda Municipal. É o que define o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da promotora de Justiça Danielly Lopes.

De acordo com o documento, a Promotoria de Justiça recebeu notícia de que a Guarda Municipal foi implantada em dissonância com os preceitos legais, uma vez que não existe lei prevendo sua criação e não houve realização de concurso público para preenchimento dos cargos.