quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tribunal de Contas ajuda municípios a elaborarem seus Orçamentos de Obras



O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco está disponibilizando para download, gratuito:http://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=781&Itemid=425 , o Sistema de Orçamento "ORCe", que se destina à elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia com o propósito de contribuir, cada vez mais, para o aperfeiçoamento do modelo de gestão dos órgãos públicos sob sua jurisdição. A disponibilização foi autorizada na última quinta-feira (20) pela presidente Teresa Duere.

Esse Sistema, desenvolvido através de uma parceria do Núcleo de Engenharia com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, visa a proporcionar aos seus usuários o acesso direto a diversas tabelas de preços de referência praticados em órgãos públicos regionais e nacionais, com dados sempre atualizados.

Após a elaboração dos orçamentos de uma forma bastante simples, didática e ágil, o usuário poderá gerar planilhas - tanto no formato usual de orçamento de obras e serviços de engenharia, que poderão ser utilizadas nas licitações públicas - quanto no formato específico para posterior envio ao TCE.
PREÇOS DE REFERÊNCIA - Além disso, informa o chefe do Núcleo de Engenharia, Ayrton Guedes Alcoforado, que o uso desse novo Sistema garantirá ao gestor público orçamentos elaborados com os preços de referência praticados por órgãos como Sinapi, Sicro, Emlurb e Compesa, dentre outros.
Acreditam os técnicos do NEG que quando o usuário jurisdicionado passar a dominar o uso dessa ferramenta haverá um ganho de 50% em relação ao tempo que ele gastaria para elaborar o orçamento e depois enviar os dados por meio eletrônico para o módulo Licon (Licitações e Contratos) do Sistema Sagres.
O TCE também vai divulgar na sua página da internet o cronograma de capacitação para os usuários desse novo Sistema, que será oferecida pelos instrutores da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães.