quarta-feira, 19 de junho de 2013

Prefeitura e FUNDARPE realizam visita técnica a Esplanada Guadalajara. Já programação do FIG só deve sair no próximo dia 25



Na manhã de ontem, 18, o Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo junto a FUNDARPE e representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizou uma visita técnica a Esplanada Guadalajara, local que recebe o palco principal direcionado aos shows durante o Festival de Inverno.

A iniciativa teve como objetivo criar um planejamento e uma organização espacial de todos os elementos que compõem a estrutura da Guadalajara durante a festividade. “Nosso interesse nesta edição é criar um sentido organizacional, onde estaremos implementando novos equipamentos como a “house mix” (casa de som) aérea, o mobiliário urbano e principalmente a organização das barracas que compõem a estrutura do local”, destacou Ronaldo Câmara, arquiteto da FUNDARPE.

De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Hudson Moura, um reforço significativo por parte da Polícia Militar nos locais de acesso a Guadalajara já está garantido. “Os frequentadores do FIG podem ficar tranquilos, pois teremos novamente um reforço por parte da PM, como também as triagens diárias, inibindo que as pessoas entrem com garrafas de vidro, lembrando que os menores só terão acesso após autorização dos pais por escrito. Também todos os locais de entrada e saída serão cercados por tapumes, coordenados por policiais militares que realizarão as revistas. Todas essas ações visam dar uma maior segurança ao público que participará do próximo festival de inverno”, finalizou o Capitão.

Até o início do FIG a expectativa é de que novas visitas técnicas ocorram tanto na Guadalajara quanto nos demais polos como o Parque Euclides Dourado e Pau Pombo, a fim de definir mudanças estruturais que garantam maior comodidade e organização na mais esperada festividade multicultural do interior do Estado.

PROGRAMAÇÃO DO FIG – E apesar do empenho do Governo Municipal em tentar viabilizar a divulgação da programação da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns com pelo menos trinta dias de antecedência, o Governo do Estado, através da FUNDARPE, segue desrespeitando a população de Garanhuns. É que assim como nos anos anteriores, estamos a 29 dias do maior evento multicultural do Nordeste e nada de programação oficial.

O Prefeito Izaías Régis (PTB), que anunciou um maior investimento por parte da Prefeitura no Evento, o que certamente garantiria uma maior participação nas decisões, chegou a divulgar que a lista dos artistas sairia com 45 dias de antecedência, depois com 30 dias e agora, diante do desrespeito estadual, calou. A expectativa é que a FUNDARPE, assim como na Gestão Luiz Carlos divulgue a grade artística do FIG apenas no próximo dia 25, logo após os festejos juninos. Resta saber se as atrações defendidas por Régis, como Djavan e Caetano Veloso serão incluídas na grade oficial do 23º FIG.