quarta-feira, 24 de julho de 2013

O FIM DA FAMEG: Humberto Costa revela que Faculdade de Medicina poderá não voltar a funcionar



Apesar de se posicionar favorável a reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG) e ter lutado junto ao Ministério da Educação, inclusive intermediando audiências de políticos e empresários locais junto ao Ministro da Pasta, o Senador Humberto Costa (PT) disse acreditar que o assunto, reativação da FAMEG, esta praticamente encerrado.

É que de acordo com Humberto, a instituição do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, vai dificultar ainda mais o processo de reabertura da Faculdade em Garanhuns. “Há uma dificuldade agora, que talvez até crie uma impossibilidade de a Faculdade voltar a funcionar, que é exatamente esse Programa Mais Médicos. No que diz respeito à criação de novas Faculdades, ele (o Programa) só vai permitir naqueles lugares que haja para cada estudante pelo menos cinco leitos hospitalares. Como Garanhuns é uma cidade que já tem uma Faculdade de Medicina, que é a UPE, essa relação de leitos por estudante tende a ficar muito estreita. Então há essa possibilidade de não vir (a FAMEG)”, declarou o Senador, em entrevista concedida a Rádio Jornal. 

Costa também enfatizou que vem tentando manter contatos com a direção da Faculdade para juntos viabilizarem a solução para esse processo que se arrasta há vários anos, todavia, não se mostra otimista quanto a um desfecho positivo do assunto. “Eu inclusive tenho tentado me comunicar com a direção da FAMEG para transmitir essa preocupação e para que nós possamos tentar abrir um diálogo lá no Ministério da Educação sobre o que pode ser feito. Mas acredito que as notícias não são muito animadoras em relação a isso”, finalizou o Senador Petista, que esta em Garanhuns, onde participa logo mais às 15h, de uma roda de debates no espaço Economia Criativa, dentro da programação do 23º FIG.