segunda-feira, 15 de julho de 2013

FIG LUCRATIVO: Expectativa é de faturamento superior a 40% em relação a 2012. Eduardo Peixoto e Marcelo Jorge estarão juntos no Palco Guadalajara


Os investimentos no Festival de Inverno de Garanhuns têm trazido bons retornos para a economia local. Dos 351 donos de estabelecimentos entrevistados, entre setores de comércio e serviços, 42,4% esperam obter, durante a festa, um faturamento maior em 2013 em relação ao ano passado. No entanto, a expectativa de crescimento no setor de serviços é de 17%, enquanto no varejo esse percentual de aumento é de 4,3%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio-PE.

De acordo com o consultor da CEPLAN, Fábio Oliveira, que coordenou o estudo, o FIG possui características que favorecem mais as atividades de serviços do que as de comércio, em especial o segmento de bares, lanchonetes, restaurantes e a rede hoteleira. “Apesar disso, considero um número bom à expectativa de crescimento do comércio, porque não é a atividade principal do evento. As pessoas vão para utilizar os serviços. Ou seja, é o perfil da demanda que determina o crescimento do setor de serviços”.


Oliveira destaca também a importância do FIG em relação à receita anual da cidade. “O FIG é uma festa muito importante para Garanhuns. Isso se comprova no faturamento do Festival, que corresponde a 14,4% dos ganhos anuais dos estabelecimentos consultados”, detalha o consultor da CEPLAN.

Se for analisado apenas o segmento de serviços, o faturamento no FIG corresponde a 31,2% dos ganhos anuais do setor. Os turistas participam com 26,8% do crescimento do FIG e chegam a contribuir com 67,3% da receita de setores como bares, restaurantes e hotéis.


A expectativa de faturamento gera, também, um número maior de pessoas contratadas para o Festival, apesar de ser um dado ainda tímido, de acordo com a pesquisa. A previsão anunciada é de que 12,5% das empresas comerciais contratem 79 pessoas, o que dá uma média de 2,1 trabalhadores por estabelecimento. No setor de serviços, no entanto, 63,8% dos estabelecimentos pretendem contratar 162 pessoas, uma média de 5,4 pessoas por empresa. Bares, restaurantes e lanchonetes correspondem a 50,2% das contratações. (Com informações do JC).




EDUARDO E MARCELO JUNTOS - E depois de muita polêmica, enfim, o bom-senso reinou. O jornalista e radialista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal, vai apresentar o palco principal do Festival de Inverno ao lado do publicitário Marcelo Jorge. 

O Blog confirmou a informação junto ao Jornalista nesta manhã. A decisão também sela a paz entre a Prefeitura e Governo do Estado, já que cada entidade terá o seu indicado no principal palco do Festival.

Eduardo já apresentou grandes eventos, a exemplo dos Festivais de Música e Arte e da Jovem Guarda e o Garanhuns Jazz Festival. Já Marcelo figurou no palco principal do FIG em 20 oportunidades das 22 edições já realizadas.