domingo, 28 de julho de 2013

CASO ORTINHO – Comportamento do Cantor repercute nas Redes Sociais



Depois de uma semana em que foi assunto mais pelo que disse no palco do que propriamente pelo que cantou, durante o show da Querosene Jacaré do último sábado, dia 20, , Wharton Gonçalves, Ortinho, veio a público pedir desculpas. Embora não lembre exatamente o que falou, o compositor, referência da música pernambucana contemporânea, diz estar arrependido e quer se retratar pelo que teria dito fora de contexto.

Durante o show no palco pop, que aconteceu por volta da 20hs, no Parque Euclides Dourado, o vocalista da banda Querosene Jacaré, entoou frases e incentivo a violência sexual contra a mulher, “só respeitem as mulheres grávidas, nas outras podem meter o dedo no parreco, que elas querem dar. podem meter o dedo, que todo mundo quer foder”, falou o Cantor.

Nos últimos dias, Ortinho protagoniza polêmicas, alimentando opiniões diversas nas redes sociais, por seu discurso que, para alguns, teria incitado a violência sexual contra as mulheres. “Como sou uma pessoa pública, o que eu disse está se transformando num furacão. Se estava errado, e fiz uma ironia mal-sucedida, sem razão, peço desculpas”, disse ele, por telefone, pouco antes de publicar um post no Facebook em que se retrata oficialmente.

“Minhas sinceras desculpas pela atitude que tive no Festival de Inverno de Garanhuns”, diz, no início do texto. “Quero então de público me retratar da atitude equivocada que tive naquela noite. Em sã consciência, eu jamais incitei qualquer tipo de violência contra mulheres, atitude que, inclusive, repudio. Minha obra, em boa parte com uma abordagem romântica no tocante à figura feminina, é um testemunho do meu apreço pelas mulheres”, diz ele, que diz ter também bebido além da conta para a ocasião.

“(...) Acabei por ter um descontrole verbal e soltei uma ironia inapropriada. Sei que a minha imagem enquanto artista, e mais do que isto, como homem, ficou comprometida após este incidente lamentável (...). O que posso fazer e faço agora é pedir desculpas públicas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelas palavras deselegantes que eu disse em um dado momento do show (...)”, segue o post, que teve cerca de 100 comentários e vinte compartilhamentos, além de 84 curtidas.

Titular de Coordenadoria da Mulher em Garanhuns, Eliane Simões deu declarações de que pretende estudar a melhor medida judicial contra o artista.  O comportamento do vocalista da banda foi ultrajante e nossa determinação é no sentido de que o mesmo seja banido para sempre do nosso Festival. Estudaremos medidas legais que serão tomadas contra a atitude vergonhosa e desrespeitosa dessa banda, contra as mulheres de nossa terra”. Segundo a Secretaria de Comunicação, uma das ideias é conseguir que o artista preste serviços comunitários para entidades de apoio à mulher e à criança.

“Garanhuns está uma onda de revolta por causa disso. Eu acho que um cantor, quando ele se presta a ir a um palco, ele é um referencial. Ali, havia famílias completas. Não cabia, até porque o horário era cedo, dizer o que disse”, comentou a blogueira Juliana Dias, que tem repercutido e alimentado a discussão na cidade.

Em nota oficial, a secretaria estadual de Cultura e a Fundarpe, responsáveis pelo FIG, repudiaram a frase do artista. “Somos instituições que fomentam a diversidade e o respeito às pessoas, pensando sempre numa programação que promova a paz, a comunhão e a arte. Não aprovamos, portanto, nenhum tipo de atitude desrespeitosa ou discriminatória que fira os direitos humanos ou incite a violência contra a mulher. (...) Foi uma atitude individual, de responsabilidade do artista, que já se pronunciou sobre o ocorrido”, diz a nota.