sexta-feira, 19 de julho de 2013

FIG também tem espaço para música instrumental, forró e cultura popular



Música instrumental, forró e cultura popular têm espaço reservado na programação da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Apresentações dos guitarristas Paulo Rafael (Alceu Valença) e Fernando Catatau (Cidadão Instigado), o maestro Nenéu Liberalquino, o percussionista Lucas dos Prazeres, a viola de Ricardo Vignini e Índio Cachoeira e um show onde mulheres celebram Dominguinhos são destaques dos palcos 'Instrumental' e 'Forró'. O festival começou nesta quinta-feira (18) e segue até 27 de julho.

Já no palco Cultura Popular, as atrações desfilam na Avenida Santo Antônio, sempre a partir das 10h. Tem reisado, boi, afoxé, maracatu de baque solto e baque virado, caboclinho, clube e troça de frevo, pastoril, cavalo marinho, samba, ciranda, coco, mamulengo, boneco gigante e pernas de pau. O mestre rabequeiro Luiz Paixão é um dos convidados especiais.

Os shows instrumentais ocorrem no florido Parque Ruber van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, sempre a partir das 17h. As apresentações do maestro Nenéu Liberalquino, que rege a Banda Sinfônica do Recife, e do pianista Vítor Araújo marcam a abertura na sexta-feira (19). O dia seguinte conta com Paulo Rafael, que há quatro décadas é o guitarrista titular da banda de Alceu Valença.

O músico já tem quatro discos instrumentais gravados - sendo um em parceria com Zé da Flauta ("Caruá") e outros três solos (“Orange”, “Vagalume” e “Alado”). O show vai misturar músicas desses trabalhos, com arranjos atualizados, além de novas composições. "Elas farão parte do próximo trabalho, cujo formato ainda não está definido. Quero que seja algo, esteticamente, mais aberto. O que faço não é jazz nem folclórico e, ao mesmo tempo, tem todos esses elementos, somados à eletrônica. Quero que seja uma música que toque em todos os cantos, cerebral e dançante", disse o artista.

Cássio Cunha (bateria), Jr Areia (baixo) e Antônio Mariano (teclado) formam a banda que acompanhará Paulo Rafael no FIG, que contará om participações especiais de Nilsinho, da Trombonada, e de Zé da Flauta. A apresentação servirá também como laboratório para o show que ele fará no Teatro Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, dentro do festival Conexões.

Lá, terá como convidados os guitarristas Jr Tostoi (Lenine) e Lúcio Maia (Nação Zumbi). "O FIG é um ótimo festival, mas ainda acho que a janela para a música instrumental é pequena para a quantidade de artistas e, por ser uma oportunidade de negócio, onde eles podem ganhar dinheiro para investir na carreira, considero o cachê pequeno", analisou.

PRAZERES - No domingo (21), o percussionista pernambucano Lucas dos Prazeres apresentará o show "Repercutir". Depois de lançar em maio o projeto solo "O Som da(r) Vida", na estreia deste novo roteiro o artista silencia a voz para dedicar-se à renovação da comunhão com a música e os seus instrumentos, numa costura dos sons brasileiros.

A apresentação será um tributo à homenageada do festival, a arquiteta pernambucana Janete Costa. Inspirado na versatilidade do trabalho da decoradora, ele escolheu o pandeiro como aliado. O irmão Mateus dos Prazeres, o afilhado Aduni Guedes e os sobrinhos Arthur Henrique e Álvaro Henrique formam a banda.

Pulando para a quarta-feira (24), é a vez de Wassab, trio formado por Hugo Linns (baixista), Gilú (percussionista) e Juliano Holanda (guitarrista), tocar ao lado de Jam da Silva (tambor e instrumentos de percussão), mostrando diferentes formas de abordagem para a música instrumental. Na quinta (25), Ricardo Vignini e Índio Cachoeira mostrar a tradição dos violeiros.
Fechando a programação, no sábado (27), show de Fernando Catatau, que tornou-se conhecido pelo trabalho com o grupo cearense Cidadão Instigado. Tocou também com Vanessa da Mata, Los Hermanos e Amaury Fontenele e, atualmente, ainda integra a banda do músico Otto e faz parte do Coletivo Instituto.

DOMINGUINHOS -  O Parque Euclides Dourado vira uma sala de reboco, a partir da 0h. Entre as atrações escaladas, Dudu do Acordeon, Joquinha Gonzaga, Cezzinha e Nádia Maia. O Rabecado e o Quarteto Olinda representam o forró de rabeca.

No penúltimo dia de FIG, na sexta-feira (26), acontece o show "Mulheres Cantam Dominguinhos", com participação de Liv Moraes, Cristina Amaral, Terezinha do Acordeon, Valkyria Nunes e Andrezza Formiga. O legítimo herdeiro de Luiz Gonzaga está internado há mais de seis meses em um hospital particular de São Paulo, em estado grave, tratando de um câncer. (Do G1 PE)

Confira a programação completa:



Palco Instrumental - Parque Ruber van der Linden, a partir das 17h

>> Sexta-feira (19)
Fahrenheit, Hugo Linns, Vitor Araújo e Nenéu Liberalquino
>> Sábado (20)
Estação Brasil Jazz, A Trombonada, Paulo Rafael e Banda Estuário
>> Domingo (21)
Grupo Só Choro, Coutto Orquestra de Cabeça e Lucas dos Prazeres
>> Segunda-feira (22)
Lulinha Trumpet Instrumental, Ronaldo Saggiorato, Márcio Dhiniz e Banda Tambor da Terra
>> Terça-feira (23)
Instrumental Nildo Bass, Nebulosa Quinteto, Alex Mono e Beto Kaiser e Mucica
>> Quarta-feira (24)
Marcos Cabral | Duo de Guitarra e Violão, Camerata Filipeia, Rogério Botter Maio Trio e Wassab e Jam da Silva
>> Quinta-feira (25)
Instrumental Roberto Lima, Ricardo Vignini e Índio Cachoeira, Kaoll e Nonato Luiz
>> Sexta-feira (26)
Orlito Blues, Sid 3 Sacrifício e Fé, João Paulo Albertim e Louise Wooley
>> Sábado (27)
Cláudio Lins, Walter Areia e Grupo Música Aberta, Fernando Catatau e o Instrumental e Entrevero Instrumental

Palco Forró - Parque Euclides Dourado, a partir da 0h
>> Sexta-feira (19)
Cizinho do Acordeon, Nádia Maia e Derico Alves
>> Sábado (20)
Dudu do Acordeon, Joquinha Gonzaga e Cezzinha
>> Domingo (21)
Forró Pesado, Ronaldo César e A Tropicana, Luizinho Calixto e Coruja e Os Seus Tangarás
>> Segunda-feira (22)
Trio Pisa na Fulô, Mastigados do Forró e Daniel Bento
>> Terça-feira (23)
Gena de Altinho, Rabecado e O Bom Kixote
>> Quarta-feira (24)
Forró Fogo de Menina e Eli Vieira
>> Quinta-feira (25)
Os Coroas do Forró, Messias Santiago do Forró, Irah Caldeira e Os Nonatos
>> Sexta-feira (26)
Patrícia Cruz, Banda de Pau e Corda e "Mulheres Cantam Dominguinhos", com Liv Moraes, Cristina Amaral, Terezinha do Acordeon, Valkyria Nunes, Andrezza Formiga
>> Sábado (27)
Nando Azevedo, Quarteto Olinda e Assisão

Palco Cultura Popular - Av. Santo Antônio, a partir das 10h

>> Sexta-feira (19)
Reisado Gonzaga de Garanhuns, Boi Faceiro, Afoxé Alafin Oyó, Maracatu de Baque Virado Nação de Luanda, Índio Tupi Oriental e Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias
>> Sábado (20)
Reisado Os Três Reis do Oriente, Tribo Indígena de Tapirapé, Clube Carnavalesco Marim dos Caetés, Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Tracunhaém, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico e Pastoril do Velho Dengoso
>> Domingo (21)
Reisado Santíssimo Redentor, Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, Grupo Nossa Arte / APAE Garanhuns, Sambadeiras, Flor da Lira de Olinda e Coco de Tebei
>> Quinta-feira (25)
Mamulengo Teatro do Riso (Mestre Zé Lopes), Reisado João Tibúrcio, Cavalo Marinho Estrelas do Amanhã, Maracatu Leão Coroado, Sandoval Ferreira, Mestre Galo Preto e Bonecos Gigantes
>> Sexta-feira (26)
Orquestra Metais do Frevo, Troça Carnavalesca Mista Cachorro do Homem do Miúdo, Caboclinho União Sete Flechas, Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, Mestre Luiz Paixão e Afoxé Oxum Pandá
>> Sábado (27)
Projeto Batuque, Reisado de Inhanhum, Cia. São Caetanense Arte Dança Pernas de Pau, Pastoril Infantil Lapinha de Jesus, GRES Gigante do Samba, Troça Carnavalesca Mista O Bagaço é Meu, Trupe Garimpeiros da Arte – O Boi Milagroso, Belo Cirandeiro e A Ciranda do Povo e Coco Trupé de Arcoverde