quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ministro da Saúde sinaliza autorização para funcionamento da FAMEG

Durante o programa ‘Bom dia Ministro’, veiculado em cadeia de rádios em todo o Brasil, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, respondeu a um questionamento muito bem formulado pelo radialista Luciano André, da Rádio Marano FM, que também integrou a rede de rádios.

O profissional da Imprensa local pontuou: “A nossa cidade oportuniza a população dois cursos de graduação em medicina (...); o outro curso seria ofertado por uma universidade particular e digo seria porque embora esta Faculdade, a FAMEG, tenha realizado dois processos vestibulares, e os alunos tenham cursado já um período em sua formação, a Faculdade foi fechada por não ter tido o reconhecimento de suas atividades, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Ministério da Educação. A gente pergunta, se esse programa Mais Médicos vai contemplar a abertura de novos cursos e até mesmo a regularização destes que hoje estão travados nos Ministérios?”.

Durante a sua resposta, o Ministro não mostrou uma posição efetiva quanto ao assunto, mas sinalizou, mesmo que timidamente, para uma possível retomada das atividades da FAMEG. “Nós queremos dar mais oportunidade para o jovem brasileiro que quer fazer um curso de medicina, levar mais vagas para o interior do País, como a região de Garanhuns. Para isso esse Programa estabelece na Medida Provisória a regras mais claras para abertura de um curso de medicina. Formar um médico é algo muito importante para salvar vidas, então é decisivo que o curso de medicina já na abertura, tenha muito claro onde será o hospital do treinamento do serviço; onde vai ser a atenção básica do treinamento; onde vai ser o ambulatório do serviço para o estudante do curso de medicina não ficar só dentro de uma sala de aula, então, estabelece regras muito claras, mapiando Garanhuns e Região, quais os hospitais disponíveis; quais são as Unidades de base de saúde disponíveis e poderá sim existir um curso que possa garantir um ensino ao estudante de medicina de forma integral. Então, a regra estabelece, agora, o Ministério da Educação vai fazer editais públicos. Pega aquela Região, e estrutura de saúde daquela Região e chama para projetos serem apresentados, certamente o projeto (da FAMEG) poderá ser reapresentado dentro dessa seleção do MEC”, comunicou o Ministro Alexandre Padilha.