quarta-feira, 31 de julho de 2013

ORTINHO NO FIG - Nota da Secretaria da Mulher diz que ato do cantor se constitui em crime previsto no Código Penal



E continua repercutindo a ação do cantor Ortinho durante show realizado no Palco Pop do 23º FIG. Durante o show, que aconteceu por volta da 20h, no Parque Euclides Dourado, o vocalista da banda Querosene Jacaré, entoou frases e incentivo a violência sexual contra a mulher: “só respeitem as mulheres grávidas, nas outras podem meter o dedo no ........, que elas querem .... podem meter o dedo, que todo mundo quer .....”, falou o Cantor. Em resposta a ação do profissional l da música, o Governo do Estado emitiu a seguinte nota:

“O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria da Mulher, órgão que tem como missão precípua defender os direitos das mulheres, veio a público manifestar seu reconhecimento quanto à gravidade e à necessidade de repudiar, diante da sociedade, o episódio provocado pelo senhor Wharton Gonçalves Coelho Filho, conhecido como Ortinho, de incitar a violência sexual contra as mulheres, durante o 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), quando da apresentação da Banda Querosene Jacaré, no Palco Pop do Parque Euclides Dourado, no dia 20 de julho de 2013. A atuação pública do cantor constitui um crime previsto no Código Penal, em seu artigo 286.
 
É de conhecimento público, que com a instituição do Pacto pela Vida, em 2007, o Governo de Pernambuco integrou ao seu Plano de Segurança Pública ações de prevenção, proteção e punição aos crimes contra as mulheres. Dentre as ações de prevenção passou a realizar, anualmente, também, durante o FIG, campanhas de enfrentamento da violência contra as mulheres, que contaram com a adesão de artistas que se apresentavam nos diferentes palcos do festival, a exemplo de Nando Cordel. 

Por fim, reiteramos a compreensão do Governo de Pernambuco de que o ambiente de produção e difusão da cultura é fundamental para criação e reprodução de valores democráticos, não sendo tolerável, sob qualquer pretexto, manifestações que representem discriminação, preconceito, desvalorização ou qualquer outro tipo de violência contra as mulheres”.