quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eduardo inaugura UpaE em Garanhuns nesta Sexta



O governador Eduardo Campos volta a Garanhuns nesta sexta-feira, dia 26, e inaugura a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UpaE). A solenidade esta prevista para às 17h, e contará com a presença de diversas autoridades, dentre elas o secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira e Prefeitos da maioria dos Municípios do Agreste Meridional.

De acordo com a secretária Executiva de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Adelaide Caldas, já a partir da segunda-feira, dia 29, a UpaE estará funcionando regularmente, com as especialidades e exames à disposição, sob a gestão do IMIP, que venceu o processo seletivo. "É importante ressaltar que os pacientes serão encaminhados pelos PSF´s dos municípios atendidos pela UpaE, portanto não há atendimento espontâneo. Obrigatoriamente a marcação das consultas será feita nos PSF´s, de forma on-line, através do SISREG. O paciente será encaminhado diretamente para o especialista, que precisando de exames fará o encaminhamento dentro da própria Unidade", afirma a Secretária. Este controle de atendimento será feito pela Central Regional de Regulação, que também será inaugurada na sexta-feira e funcionará em Garanhuns.

No início das suas atividades, a UpaE ainda não contará com algumas especialidades, exames e cirurgias, ampliando o atendimento de forma gradual. Dentre as especialidades oferecidas na Unidade, estão: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Urologia, entre outras. De acordo com a V Geres, quando estiver com todas as especialidades atendendo regularmente, poderá disponibilizar mais de nove mil consultas por mês; 24 mil exames e com capacidade para realizar mais de 500 cirurgias eletivas, daquelas que o paciente não precisa ficar internado por dias em observação ou recuperação. 

Segundo a gestora da V GERES, Ricarda Samara, a unidade deve desafogar aos poucos os hospitais municipais e principalmente o Hospital Regional Dom Moura, à medida que para conseguir consultas na UpaE, o paciente deve passar pelo Posto de Saúde, deixando de buscar o primeiro atendimento no hospital de referência regional.