quarta-feira, 24 de julho de 2013

Garanhuns faz minuto de silêncio e Izaías cogita erguer Monumento para Dominguinhos



Moradores e visitantes de Garanhuns que participam do Festival de Inverno da cidade, onde Dominguinhos nasceu, no Agreste de Pernambuco, fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao sanfoneiro, na noite desta terça (23). O ato ocorreu no encerramento da programação do palco Pop, na Parque Euclides Dourado. Atrações que se  apresentam no palco Guadalajara, o principal do circuito, também dedicam músicas ao artista.
A banda paulistana Isca de Polícia abriu o show no palco Pop fazendo um improviso com a música "Lamento sertanejo", composta por Dominguinhos em parceria com Gilberto Gil. A mesma música foi escolhida pelo grupo de samba pernambucano Pouca Chinfra, segunda atração do palco Guadalajara. De acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), que produz o evento, todos os polos que têm programação musical serão dedicados a Dominguinhos. A edição deste ano homenageia a arquiteta Janete Costa.

A Fundarpe também confirmou que o show “Mulheres cantam Dominguinhos”, programado para a sexta (26), no palco Forró, vai acontecer. Os artistas convidados para a apresentação são Liv Moraes, filha do sanfoneiro, Cristina Amaral, Terezinha do Acordeon, Valkyria Nunes e Andrezza Formiga.

O Prefeito Izaías Régis (PTB), decretou luto oficial de três dias pela morte do sanfoneiro e informou que apresentará um projeto para mudar trocar o nome da Esplanada Cultural Guadalajara por Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. A Secretaria Municipal de Cultura, que no inicio deste ano promoveu um evento reunindo sanfoneiros para cantar Dominguinhos, ainda está planejando outras homenagens.

O Governo do Estado também decretou luto de três dias no estado. O sanfoneiro morreu na noite desta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

IZAÍAS E DOMINGUINHOS – E o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) revelou que pretende erguer um monumento para Dominguinhos em Garanhuns, cidade natal do cantor e compositor.

Régis pediu ajuda de todos para concretizar a homenagem. "É muito importante, para que as futuras gerações saibam quem foi Dominguinhos", disse.
O Prefeito, juntamente com o secretário de cultura do Estado, Fernando Duarte, pediram um minuto de silêncio ao público da exposição Janete Costa – um olhar interior, nesta terça-feira, logo após o anúncio da morte de Dominguinhos.