sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS: Sem feriado, mas com data fixa

E todo o esforço do professor e historiador Antônio Vilela foi recompensado. Depois da apresentação de uma emenda de autoria do vereador Gersinho Filho (PS), os vereadores de Garanhuns aprovaram, em segunda votação, por maioria (10 a 2), o Projeto de Lei nº 041/2013 e extinguiram o feriado do aniversário do Município, comemorado desde 2009 no dia 4 de fevereiro, todavia instituíram o dia 10 de março, como o Dia de Garanhuns, data em que será comemorada a elevação a categoria de Cidade. Com a medida, no próximo ano, a população comemorará os 203 anos da Cidade das Flores.

A pressão exercida pelo professor Vilela, pelos vereadores Sivaldo Albino (PPS) e Alcindo Correia (PROS), que votaram contra a matéria e parte de Imprensa local teve êxito, senão em sua totalidade, mas na preservação da história do Município, já que na primeira votação, o Projeto original, que foi encaminhado à Câmara pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) e que recebeu substitutivo dos vereadores Silvio Sabino (PSC) e Audálio Ramos Filho (PSDC), extinguia o feriado do aniversário e instituía o segundo domingo de março como o dia de Garanhuns, ou seja, a população não teria uma data fixa para comemorar o aniversário do Município.

“Pelo menos terei o que dizer a minha netinha. Que Garanhuns nasceu em 10 de março de 1811. Se não temos o feriado, como Caruaru e até a metrópole São Paulo, temos a história da cidade preservada”, registrou o Professor Vilela após a votação.