quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ministério Público Federal e MPPE realizam audiência sobre Portal da Transparência. Diversos Municípios do Agreste ainda descumprem a Lei


Os Ministérios Públicos Federal e Estadual promovem, em Garanhuns, uma audiência pública no próximo dia 9 de dezembro para tratar sobre a transparência nas gestões municipais. Os órgãos abriram o prazo para o cadastramento dos interessados em participar do evento, que terá como tema Portal da Transparência: fiscalizar é direito. O Evento acontece das 14 as 18h no Tribunal do Júri do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, localizado na Av. Rui Barbosa, 479,  em Heliópolis.

A audiência pública tem como objetivo expor a situação atual do cumprimento da Lei Complementar nº131/2009 e da Lei 12527/2011, no que diz respeito à implementação do Portal da Transparência por diversos municípios do Agreste e do Sertão pernambucano, além de esclarecer os cidadãos sobre o tema, ouvindo dúvidas, sugestões, questionamentos e reivindicações. Representantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco também irão participar do evento.  

Conforme consta no edital da audiência, os prazos estabelecidos por lei para que os municípios regulamentassem as obrigações impostas já se encerraram. É que levantamento concluído em outubro pela Controladoria Geral da União apontou que os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa ainda não se adequaram a Legislação.  

Os interessados em participar da audiência pública podem obter mais informações pelo site do MPF. O edital do evento está disponível aqui. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3761.1266 e (87) 9109.5155. (Com Informações do Ministério Público Federal).