quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Garanhuense conquista primeiro lugar em Prêmio Nacional de Design

O garanhuense Danilo Fernandes, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o primeiro lugar em um concurso nacional de Design. Danilo Fernandes Vitorino, de 24 anos, é filho da professora Dôra Fernandes, da escola Jean Piaget (Cohab 2) e disputou com outros 27 finalistas de todo o País e venceu com o projeto da 'Cadeira Compartilhar', que agora será produzida pela empresa que concedeu a premiação.

A cadeira foi concebida para dividir um assento. Essa ação é efetuada por meio de um sistema articulável, que duplica o seu tamanho e a transforma em um banco. Sua estrutura é confeccionada em tubos e chapas de aço carbono com acabamento em pintura epóxi-pó. Os assentos possuem revestimento sintético em PVC. A cerimônia foi realizada no último dia 5 de novembro em São Paulo. 
Com a conquista, o estudante que estudou no Colégio Presbiteriano XV de Novembro, ganhou R$ 10 mil mais a produção do protótipo idealizado para a competição. Já o orientador foi agraciado com um vale móvel no valor de R$ 3 mil.

O Prêmio 'Tok&Stok de Design Universitário' visa estimular o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica brasileira. O desafio deste ano foi a criação de um móvel sob o tema "Dobrar", estabelecendo como diretrizes a contemporaneidade aliada à funcionalidade do produto.