segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Professor Vilela luta contra extinção do Feriado e Vereadores voltam a apreciar matéria na Sexta

O professor e historiador garanhuense Antônio Vilela, reconhecido nacionalmente como um dos maiores pesquisadores do Mundo do Cangaço, vem se engajando numa luta contra a extinção do feriado do aniversário de Garanhuns, comemorado desde 2010, no dia 4 de fevereiro.  

É que por 9 votos favoráveis e dois contrários, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 041/2013, enviado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), bem como o substitutivo apresentado pelos vereadores Audálio Ramos (PSDC) e Sílvio Sabino (PSC), que trata da extinção do feriado de 4 de fevereiro – instituído em 2009 – e cria o Dia de Garanhuns, a ser vivenciado no segundo domingo do mês de março, em comemoração a Data Magna do Município. Apenas os vereadores Sivaldo Albino e Alcindo Correia votaram contrários a matéria, em enquanto que o presidente da Casa, o vereador Audálio Ramos não participou da sessão e Silvio Sabino apesar de não ter o seu voto computado – pois presidia o momento em substituição a Ramos – também revelou que votaria favorável ao Projeto.  Na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 10h, o Projeto volta a Plenário e será apreciado em segunda votação.

Atento a possibilidade dos vereadores mudarem de ideia e votarem contra ao Projeto, o Professor Vilela, que também integra o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, esta fazendo uma peregrinação às emissoras de Rádio da cidade, tentando mobilizar a população a participar da reunião da Câmara e pressionar os vereadores para que mudem o voto e mantenham a comemoração do aniversário de Garanhuns no dia 4 de fevereiro. Vilela já esteve na Marano; participou do Falando com o Agreste; foi entrevistado pela Ronda Policial e Super Manhã da Rádio Jornal e nesta terça concede entrevista a Pereira Filho, no Combate, da 87 FM. 

OPINIÃO - Também defendo que Garanhuns deveria ter um dia feriado para comemorar a sua data de fundação, criação ou elevação. Poderia até ser o dia 10 de março, pois a história registra essa data como a criação do Município. Já me pronunciei a este respeito neste espaço e no comentário diário que faço no programa Falando com o Agreste, da Marano FM, todavia, não acredito que os vereadores irão mudar o voto.


A mobilização do Professor Vilela é nobre. Ele vem fazendo a sua parte como todo e qualquer cidadão tem direito. Só discordo do Professor quando inclui este Blog na lista daqueles que não deram a notícia da reunião que aconteceria na Câmara com antecedência, para que a população pudesse ir ao Legislativo. 

Publicamos sim, mais precisamente no dia 8 de novembro, portanto cinco dias antes da votação. Basta conferir no link: http://blogdocarloseugenio.blogspot.com.br/2013/11/aniversario-de-garanhuns-enquete-aponta.html .  

Abordamos o assunto como fazemos com todas as pautas que interessam a população, pois não temos compromisso com nenhum dos lados. Nem com os que defendem e executaram a extinção do feriado (Prefeito Izaías Régis, CDL e os onze Vereadores), tampouco com aqueles que querem a sua permanência (Sivaldo, Alcindo, Vilela, Cláudio Gonçalves e tantos outros). Temos a nossa opinião sobre o fato, mas respeitamos o pensamento de todos. O compromisso desse Blog é apenas com a Notícia.