terça-feira, 26 de novembro de 2013

Prefeitura informa que já investiu mais de 20 Milhões de Reais em Saúde


COMUNICADO – PREFEITURA DE GARANHUNS – SECRETARIA DE SAÚDE

"A Secretaria de Saúde de Garanhuns esclarece que todas as 34 Unidades Básicas de Saúde estão com suas equipes completas, incluindo o profissional médico (planilha em destaque com a relação dos médicos por unidade básica de saúde). A confirmação pode ser feita consultando o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde. Apenas o profissional médico da USF Brasília 2 encontra-se em afastamento por licença médica. Porém, já está sendo providenciado um médico substituto, o qual deverá iniciar suas atividades naquela USF no início de dezembro.

Apesar da postagem no Facebook do advogado Alexandre Marinho (repercutida no Blog do Jornalista Carlos Eugênio) não especificar os locais onde supostamente haveria falta de médicos e de insumos como (soro, gase, esparadrapo) afirmamos que nenhum destes materiais está em falta nos postos e nem na central de abastecimento farmacêutico do município. Quem quiser pode fazer uma visita à nossa central e confirmar com Dra. Fátima Cristina Albuquerque, farmacêutica responsável técnica.

Quanto ao financiamento da saúde, informamos que o valor de R$20 milhões mencionado na postagem é referente apenas ao repasse fundo a fundo do Ministério da Saúde. Porém o Governo Municipal vem investindo ainda mais com a manutenção de todos os serviços, pois apenas a Folha de Pagamento Mensal corresponde ao valor aproximado de 2 milhões de reais.

O SAMU, inaugurado em maio de 2013 ainda não recebeu nenhuma parcela da contrapartida federal. O último repasse estadual recebido para a Farmácia Básica foi do primeiro trimestre de 2012. A Central Regional de Regulação, inaugurada em julho de 2013 também não recebeu nenhum repasse federal. Ou seja, todos estes serviços estão sendo mantidos com recursos próprios.

É importante ressaltar que enquanto o investimento mínimo em saúde exigido por lei é de 15%, o Governo Municipal de Garanhuns já chegou aos 18% até agora. É importante salientar também que este governo vem buscando melhorar a estrutura de saúde do município com a reforma e ampliação de sete Unidades de Saúde e Construção de mais cinco. O município também foi buscar por meio de projeto no Governo Federal e conquistou a primeira UPA 24 horas de Garanhuns que deverá ser iniciada em breve.

Sabemos das dificuldades que o setor de saúde enfrenta em todo o país, mas o compromisso do Governo Municipal de Garanhuns é melhorar a cada dia o atendimento em saúde no nosso município, trabalhando na prevenção de doenças e promoção da saúde".