sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Claudomira vence Debate na Rádio Jornal


Um Debate morno e que teve a candidata do Democratas, Claudomira Andrade, como destaque. Esse foi o quadro desenhado por alguns analistas políticos de Garanhuns sobre o Evento realizado pela Rádio Jornal na noite de ontem, dia 29, e que reuniu quatro dos cinco postulantes ao cargo de Prefeito. Izaías Régis (PTB) não compareceu.
                          
“O Debate não empolgou! Como não podia ser diferente, os candidatos se revezaram em criticar a gestão do Prefeito, com destaque para Claudomira, que além de bater bem no Governo, ainda conseguiu apresentar algumas propostas”, analisou, em reserva, um ‘entendido na politica local’, enquanto tomava um café na manhã de hoje, dia 30, no Brás - área que reúne grande parte dos comentaristas políticos de Garanhuns.  

De fato o debate promovido pela Rádio Jornal não atingiu as expectativas. Além de Claudomira, Sivaldo Albino (PPS); Valter Couto (PDT) e Paulo Camelo (PCB) estiveram presentes. Diante da ausência de Régis, Camelo decidiu centrar fogo em Sivaldo e emplacou uma série de colocações que chegaram a tirar o foco do candidato que tem o apoio do Governador Paulo Câmara. Sivaldo também se saiu bem. Colocou algumas propostas e fez duras criticas a Gestão de Izaías. Já Valter Couto, mostrando-se inseguro, não aproveitou bem a divulgação que o Debate proporcionou aos candidatos.

Os temas abordados no Guia Eleitoral, relacionados à saúde, a educação, as feiras e aos servidores públicos vieram à tona durante o Debate. A extinção de programas sociais, como o Prefeitura Presente, também foram abordados e os quatro candidatos garantiram trazê-lo de volta caso consigam se eleger no próximo domingo, dia 2. Ao final, durante entrevistas ao jornalista Eduardo Peixoto, palavras como “fugiu”; “indignação” e “lamentar” foram atribuídas a ausência do candidato Izaías Régis, que no momento do debate participava de uma caminhada no bairro Dom Hélder Câmara, a Cohab 3. (Com imagens da transmissão da face-page da Rádio Jornal Garanhuns)

Peça Publicitária divulgada pela Coligação de Izaías.
RESULTADO DA PESQUISA E AUSÊNCIA – A divulgação do resultado da pesquisa do Instituto Opinião no dia de ontem, dia 29, deve ter sido o motivo que levou Izaías a não participar do Debate. É que segundo o estudo, registrado na Justiça Eleitoral com o número PE-05153/2016 e divulgada com exclusividade pelo Blog do Magno, Izaías Régis (PTB), estaria reeleito com 69,5% das intenções de voto. Sivaldo Albino (PPS) apareceu com 11,3%. A candidata Claudomira Andrade (DEM) surgiu com 3% e Paulo Camelo (PCB) teve 2%, à frente de Valter Couto (PDT), com somente 0,5%. Brancos e nulos registram 3,3% e os indecisos são 10,4%.

Em relação ao levantamento passado, realizado entre os dias 5 e 6 de setembro, Izaías cresceu dois pontos – estava com 67,3% - e Sivaldo também avançou dois pontos – se situava na casa dos 9,8%. Paulo Camelo se manteve com o mesmo percentual, Valter Couto também se manteve em 0,5% e Claudomira subiu um ponto e meio – estava com 1,8%.

O Instituto Opinião aplicou 400 questionários entre os dias 22, 23 e 24 de setembro, em diversas localidades de Garanhuns. O Levantamento conta com intervalo de confiança estimado de 95 % e a margem de erro máxima estimada de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Confira os números totais da pesquisa clicando AQUI.