sexta-feira, 9 de setembro de 2016

AVANÇO: Educação de Iati avança no IDEB e atinge Índice Previsto para 2019


“Esse é o reflexo do compromisso dos nossos professores e da política de valorização dos profissionais da Educação que estamos praticando em Iati”. A declaração é do Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), comemorando os números registrados na Educação Municipal, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), ontem, dia 8.

É que nas séries iniciais (4ª série/5º ano) o município de Iati passou dos 3.7 registrados em 2011 para 4.4 em 2015, atingindo a meta prevista pelo Ministério de Educação apenas para 2019, que é de 4.4 e chegando bem próximo dos índices estipulados pelo MEC para 2021 (4.7). Já nos anos finais (8ª série/9º ano) a Educação da Rede Municipal de Ensino também avançou subindo de 2.6, em 2011, para 3.0 agora em 2015.

O QUE É O IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) resulta de cálculos feitos com base no desempenho de alunos ao final das etapas de ensino, sendo divulgado a cada dois anos. Segundo o Ministério da Educação as notas são obtidas a partir dos resultados obtidos pelos alunos em exames como o Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).