quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Seca deixa 21 Municípios do Agreste Meridional em “Situação de Emergência”


Até o próximo domingo, dia 2, o assunto principal dos canais de comunicação Agrestinos e de boa parte do País está relacionado às Eleições Municipais, mas a partir da segunda-feira, dia 3, a estiagem deve tomar conta dos noticiários locais e estaduais.

É que a estiagem prolongada colocou em situação de emergência 69 municípios do Estado de Pernambuco. Só aqui no Agreste Meridional, 21 Municípios, inclusive Garanhuns, estão nessa lista: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha.

A portaria de reconhecimento federal do Ministério da Integração Nacional foi publicada, ontem, dia 27, no Diário Oficial da União. A medida permite que as Cidades solicitem o apoio do Governo Federal para ações emergenciais de enfrentamento ao período de escassez hídrica.

Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal, o reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios. Dentre eles, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.