quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Candidatos em Garanhuns e Caetés omitem nome de Lula na Campanha


Essa é destaque no Jornal o Estado de São Paulo:

“Candidatos a Prefeito da região onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu (Garanhuns e Caetés), estão ignorando a imagem do petista como cabo eleitoral na campanha deste ano. O cenário é diferente do pleito municipal de 2012, quando a maioria dos candidatos dessas Cidades "brigava" pelo apoio do ex-presidente.

Em Garanhuns, onde Lula nasceu, o atual Prefeito, Izaías Régis (PTB), tenta a reeleição com o PT em sua coligação, mas evita usar a imagem do ex-presidente petista na campanha. Em seu comitê, no material impresso e nas redes sociais, o único cabo eleitoral dele é o senador Armando Monteiro (PTB), ex-ministro da presidente cassada Dilma Rousseff (PT) e provável candidato ao governo de Pernambuco em 2018.

"Que existe um pouco de precaução, tem que existir. Todo dia a mídia só é pau (contra Lula). Aí você vai fazer o quê? Vai defender uma coisa que a mídia está dizendo que não. É um negócio absurdo", disse Régis. "Nas redes sociais é: 'Lula se torna réu'. Então está divulgando em todo canto. Fica difícil se atrelar à imagem."

O Prefeito, em 2012, quando disputou a Prefeitura de Garanhuns pela primeira vez, fez questão de que o ex-presidente da República gravasse um vídeo declarando apoio a ele. Naquela campanha, Régias chegou a acionar a Justiça para impedir que seu adversário Zé da Luz (então do PHS, hoje no PSB) também usasse a imagem de Lula como cabo eleitoral. Zé, que já foi filiado ao PT no passado, usava a imagem do ex-presidente sob o argumento de que sempre esteve ao lado dele.

Neste ano, Zé da Luz apoia o vereador Sivaldo Albino (PPS) para Prefeito de Garanhuns. "Se nem o partido que é aliado (do PT) usa, imagine nós. É um grande risco usar a imagem. Por via das dúvidas, é melhor não usar", disse Albino.

Em Garanhuns, o PT é comandado por Pedro Passos, candidato a Vereador. Passos, que até o início da campanha era secretário de Juventude da gestão de Izaías Régis, é praticamente o único dos candidatos na Cidade que usa a imagem de Lula e Dilma em seu material.

CAETÉS – Já em Caetés, cidade onde fica o sítio onde Lula nasceu e que, na época, era um distrito de Garanhuns, a situação se repete. O Prefeito Armando Duarte (PTB) tem ignorado a imagem de Lula em sua campanha à reeleição. No comitê, no material impresso e redes sociais, o senador Armando Monteiro é o único cabo eleitoral.

"Pela polêmica toda que está acontecendo com Lula, às pessoas estão se reservando um pouco", afirmou o estudante de Direito Gustavo Pessoa, 19 anos, presidente do PP em Caetés e um dos coordenadores da campanha de Duarte. "Existe uma reserva, mas atrapalhar não atrapalha, não", disse.

Diferentemente desta campanha, Duarte recorreu à imagem de Lula em 2012, quando se elegeu prefeito pela primeira vez. Na época, disputou o cargo com Sampainho (PSB), filho de Zé da Luz e para quem o ex-presidente petista também gravou um vídeo pedindo votos. Na cidade, o PT está sem comando e não tem representantes na Câmara Municipal. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo/Estadão Conteúdo)