terça-feira, 13 de setembro de 2016

“GOVERNADOR REAJA!” - Álvaro Porto cobra ações de Paulo Câmara contra a Escalada da Violência


Os altos e crescentes índices da violência no Estado e os inexpressivos resultados do Governo Paulo Câmara no combate à criminalidade foram alvo de críticas nesta terça-feira, dia 13, na Assembleia Legislativa. Num momento em que a escalada de casos estupros assombra mulheres no Recife e a cada duas horas uma morte é registrada em Pernambuco, o Deputado Álvaro Porto (PSD), que integra a Bancada Governista, portanto é aliado do Governador, pôs o dedo na ferida da Gestão ao afirmar que a incapacidade de enfrentar e punir criminosos se tornou marca do Governo.

Em discurso de mais meia hora com direito a quatro apartes, o Deputado enfatizou a inoperância da área segurança e cobrou atitude de Paulo Câmara. “Governador, reaja! Saia da inércia! Reúna a sociedade, dialogue com setores que podem contribuir, ouça quem representa a população no Legislativo, recorra ao Governo Federal”, disse.  “Demonstre algum empenho em enfrentar o inferno em que Pernambuco foi transformado! Ou o Governo assume o seu papel de provedor de soluções efetivas ou pede socorro à União, ao Exército, à Força Nacional”, prosseguiu.

Após destacar números da própria Secretaria de Defesa Social, que registrou 363 assassinatos em agosto, 10% a mais do total verificado no mesmo mês em 2015, Álvaro disse que não se pode aceitar o argumento da generalização da violência para justificar o caos vivido em Pernambuco.  A afirmação, feita na semana passada pelo prefeito do Recife e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), foi rechaçada. “O papel de homens públicos é justamente de combater essa realidade. Relativizar e minimizar a gravidade da situação é desrespeitar os familiares que choram seus mortos e os policiais desamparados pelo Estado”.

De acordo com o Deputado, a atitude do Prefeito é claramente eleitoreira. “Ao isentar o governo de Paulo Câmara num momento em que a população do Recife se prepara para ir às urnas, ele tenta não perder votos por conta das falhas do Estado. Na verdade, Geraldo precisa responder pelos fracos resultados da tal Secretaria de Segurança Urbana criada por ele”.

O fato de o Governo do Estado ter veiculado comerciais de TV (vídeo abaixo) se vangloriando dos resultados na segurança também foi atacado por Porto. “Nem mesmo os publicitários acreditam na realidade mostradas na propaganda”. Para ele, é necessário que o Governo vá além de desculpas, justificativas e publicidade. “A população quer atitude, quer ação, quer resultados. O Governo está em débito com os cidadãos pernambucanos. E passou da hora desta conta começar a ser paga”.