domingo, 18 de setembro de 2016

PESQUISA: Geraldo Júlio lidera corrida à Prefeitura do Recife


A dois domingos da eleição municipal 2016, o prefeito do Recife e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), abriu uma vantagem considerável sobre o ex-prefeito João Paulo (PT), segundo colocado na disputa eleitoral da capital pernambucana. Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o portal Leia Já, apontou o socialista com 34,2% das intenções de voto contra 24,8% do petista. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos.

“A pesquisa mostra claramente a chance de Geraldo Julio vencer no primeiro turno. Há uma forte possibilidade disso ocorrer. Ele conquistou eleitores que estavam com João Paulo e a disputa não está mais polarizada”, enfatiza Adriano Oliveira, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da pesquisa.

O levantamento do IPMN traz Daniel Coelho (PSDB) com 10,4% das intenções de voto. No primeiro levantamento, o deputado federal tinha 5,9% da preferência do eleitorado pesquisado e estava em empate técnico Priscila Krause (DEM), então com 3,5% das intenções de voto. A deputada estadual agora aparece com 4,5%. Edilson Silva (PSOL) tem 1%, Pantaleão (PCO) vem com 0,2% e Simone Fontana (PSTU) tem 0,1%. Carlos Augusto (PV) repete o desempenho da pesquisa anterior do IPMN e não foi citado pelos entrevistados. O total de eleitores que escolheram as opções em branco, nulo e nenhum candidato soma 17,6%. Entre os entrevistados, 7,2% não responderam ou não sabem.

A pesquisa espontânea, na qual os nomes dos postulantes não são citados pelos entrevistadores, também traz Geraldo Julio com uma boa margem de vantagem em cima de João Paulo. O candidato do PSB tem 30,6% das intenções de voto contra 21,8% do petista. Daniel Coelho conta com 8,6%, Priscila Krause com 4,2% e Edilson Silva com 0,7%. O total de votos em branco, nulo e em nenhum candidato é de 18,4%. Já 15,7% não sabem ou não responderam.


Para Adriano Oliveira, embora Daniel e Priscila tenham ampliado seus percentuais de uma pesquisa para outra, a tendência é que não haja grandes alterações até o dia da eleição. “Eles disputam a mesma faixa eleitoral e têm dificuldades para crescer. Vejo uma tendência de estabilidade”, aponta o coordenador da pesquisa. 

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-09790/2016. No total, houve 816 entrevistas com moradores do Recife maiores de 16 anos. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,5% pontos percentuais. (Com informações do JC Online e imagens do Blog do Jamildo. CONFIRA