terça-feira, 20 de setembro de 2016

Campanha de Multivacinação é realizada em Garanhuns


Garanhuns aderiu a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A mobilização iniciou nessa segunda-feira, dia 19, e terá seu Dia D no próximo sábado, dia 24. 

Nesse dia, além das vacinas estarem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a vacinação será realizada no Espaço Colunata, no centro da cidade, e na Praça Souto Filho, conhecida como a Praça da Fonte Luminosa. A vacinação acontecerá das 8 às 17h, já nos demais dias, a vacinação segue até às 16h, de acordo com o horário de funcionamento dos postos. A campanha seguirá até o dia 30 deste mês.

Neste ano, além das crianças menores de 5 anos de idade, o público alvo também inclui as crianças de 9 anos e adolescentes de entre 10 e 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), esse público tem uma maior resistência a se vacinar. “Quando as crianças e adolescentes chegam nessa idade é mais complicado de levá-las para vacinação. E além disso, os pais acreditam que nem há mais tanta necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária”, comentou Rafaella Menezes.

Ainda de acordo com a coordenadora, a imunização é de fundamental importância, uma vez que, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nessa faixa etária ou passaram a ser incluídas no calendário, como é o caso da vacina HPV para meninas, por exemplo. O objetivo da campanha é alcançar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, na infância ou na adolescência, com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal e manter controladas, eliminadas e erradicadas as doenças imunoprevisíveis no Brasil. Para receber a vacina, é necessário ir até as unidades de saúde portando a caderneta de vacinação. (Com informações da Jornalista Ruthe Santana/SECOM/PMG)