terça-feira, 27 de setembro de 2016

ELEIÇÕES: Alexandre e Tonho de Lula polarizam Disputa em Iati


As eleições em Iati tendem a serem as mais disputadas dos últimos anos. Faltando cinco dias para o pleito, de acordo com analistas políticos da Região, a disputa está polarizada entre Alexandre Tenório (DEM) e Tonho de Lula (PSB). Padre Jorge (PTB) e Assis Tenório (REDE) também disputam o pleito na cidade de 19 mil habitantes e quase 15 mil eleitores.


Alexandre é ex-prefeito do Município e perdeu as eleições de 2012 para o Padre Jorge por uma diferença de 951 votos, menos de 10% dos votos válidos. Já Tonho de Lula é o atual Vice-prefeito do Município. Rompido com o Padre Jorge desde o inicio da atual Gestão, o Socialista busca chegar a Prefeitura após algumas tentativas. Especula-se na Cidade que pesquisas de consumo interno dos dois grupos (DEM e PSB) sinalizam para um empate técnico e que a disputa será decidida voto a voto no próximo domingo, dia 2.

Kêketa e Padre Jorge no mesmo Palanque. 
DEBANDADA HISTÓRICA – Já o Padre Jorge (PTB), atual Prefeito e que concorre à reeleição, até chegou a sinalizar uma polarização com Alexandre Tenório no inicio da campanha, mas perdeu fôlego e força política.

Kêkêta com Tonho de Lula após o rompimento.
Diversas lideranças ligadas ao petebista foram cooptadas por Tonho de Lula e até mesmo o candidato a Vice-prefeito de sua Chapa, o Vereador kêkêta (PTB), resolveu romper com o Padre e aderir à campanha de Tonho. Além do Vice, nada menos que 17 candidatos a Vereador que apoiavam Jorge abandonaram o barco Petebista e migraram para o ninho Socialista. “Só restaram quatro candidatos a Vereador. Até mesmo assessores diretos, ligados à coordenação da campanha, se articularam e declararam apoio, em bloco, ao candidato do PSB”, relatou um familiar do Padre/Prefeito. “Acredito que esse fenômeno é histórico e dificilmente vai acontecer em outro Município. Foi a maior debandada política de todos os tempos”, observou, em reserva, um dos poucos assessores que restaram ao lado do Padre Jorge.


Vale registrar que nas últimas eleições em Iati, de um total de 15.181 eleitores, apenas 10.123 votos válidos foram apurados e mais de 4 mil eleitores sequer compareceram as sessões de votação, gerando uma abstenção de 27,59%. Votos brancos e nulos somaram 870 votos, ou seja: 7,91% dos votos apurados. “A expectativa é que diante dos escândalos da política nacional e da forma rasteira com que a campanha em Iati vem sendo conduzida, com a compra aberta de votos, de lideranças e de candidatos, o número de abstenções e de votos brancos e nulos deva aumentar ainda mais”, previu, também em reserva um dos assessores do Padre Jorge.