sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Garanhuns registra diminuição no índice de Infestação do Aedes Aegypti


A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Programa de Combate ao Aedes Aegypti, divulgou o terceiro ciclo do Levantamento de índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). O Município registrou uma queda considerável de 2,6% em relação ao levantamento anterior, totalizando um índice geral de 5,4%. O percentual refere-se às casas que apresentaram larvas do mosquito Aedes aegypyti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e Zika vírus.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, a diminuição do índice está associada a três fatores. “Essa redução considerável resultou do esforço dos agentes de endemias e de toda a equipe envolvida, que redobrou o trabalho a fim de garantir a segurança da nossa população; aos fatores climáticos, uma vez que o mosquito é bastante sensível ao clima frio, comum nestes meses e também podemos ressaltar a participação efetiva da população, com atitudes simples principalmente dentro de suas próprias residências”, comentou Marcos André.

Nos meses anteriores temos os seguintes resultados: em janeiro, o índice estava em 9,3%; em março com 10,1%; maio em 10,8%; julho 8,0% e agora em setembro, o índice foi registrado em 5,4%. Apesar do declínio evidente, a recomendação da Secretaria de Saúde é que a mobilização avance, para que possamos garantir a situação de segurança total com relação à dengue, febre chikungunya e Zika vírus no município, conforme estabelece o Ministério da Saúde, com um índice de infestação predial menor que 1%.

Nesta perspectiva, a prevenção é a melhor solução, por isso a importância em eliminar qualquer possível criatório do mosquito. As principais medidas recomendadas são: fechar bem os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, manter ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher com areia os pratos de vasos de plantas, limpar com escova ou bucha os recipientes de água para animais, retirar água acumulada na área de serviço, entre outros cuidados básicos. (Com informações da Jornalista Ruthe Santana/SECOM/PMG e imagens de Arquivo)