terça-feira, 20 de setembro de 2016

Greve dos Bancários seguirá por Tempo Indeterminado


A assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco na noite dessa segunda-feira, dia 19, determinou que a greve dos bancários deverá prosseguir por tempo indeterminado. O encontro foi realizado na sede do sindicato, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.

A assembleia também definiu que os bancários irão se reunir nesta terça-feira, dia 20, a partir das 20h, em frente à agência do Bradesco da Avenida Conselheiro Aguiar, de onde realizarão uma passeata percorrendo os bancos da via. Na quinta-feira, dia 22, a categoria também decidiu aderir ao movimento "Esquenta da Greve-Geral". O grupo irá se reunir a partir das 14h, em frente a Caixa Econômica Federal do Parque Treze de Maio, de onde irão seguir em marcha até a Federação da Indústria do Estado de Pernambucano (Fiepe). O ato é nacional, e deverá ter reunir a participação de trabalhadores de outras áreas.

A oitava rodada de negociação entre os bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) foi encerrada na última quinta-feira, dia 15, sem que um acordo fosse alcançado. Os bancos mantiveram a proposta de reajuste de 7% nos salários e benefícios, além de abono de R$ 3,3 mil, a ser pago dez dias após assinatura do acordo. Os bancários pedem reajuste de 14,78%, além de melhores condições de trabalho e segurança contra investidas de assalto nas agências.  Cerca de 90% das agências estão fechadas desde que a greve foi deflagrada, no dia 6 de setembro.

RECURSO - O Sindicato dos Bancários também afirmou que entrará com um mandado de segurança junto ao Ministério Público do Trabalho contra a liminar emitida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determina que os bancos devem abrir pelo menos duas horas por dia até o fim da greve. Caso o pedido do sindicato seja negado, os bancos deverão funcionar como determinado pela liminar a partir desta quarta-feira, dia 21. (Com informações do JC Online. CONFIRA)