domingo, 25 de setembro de 2016

NESSA QUARTA: Nova Pesquisa sobre Disputa Eleitoral em Garanhuns será Divulgada


As 23h59min dessa quarta-feira, dia 28, o Blog do Magno publica uma nova pesquisa quanto à corrida eleitoral aqui em Garanhuns. O Estudo, realizado pelo Instituto Opinião, foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A última pesquisa divulgada aqui em Garanhuns também foi realizada pelo Instituto Opinião em parceria com o Blog do Jornalista da Capital.

Divulgada no último dia 9, após registro no TRE com o número 04829/2016, o Estudo registrou que o candidato à reeleição, Izaías Régis (PTB), tinha aberto uma diferença de quase 60 pontos percentuais diante do seu principal adversário, o candidato do PPS, Sivaldo Albino. Segundo a pesquisa realizada entre os dias 5 e 6 de setembro, Izaías seria reeleito com 67,3% dos votos e Sivaldo teria apenas 9,8%. Paulo Camelo, do PCB, aparecia com 2%, Claudomira, do DEM, 1,8% e Valter Couto, do PDT, 0,5%. Brancos e nulos somam 10,3% e indecisos apenas 8,3%.    

No período da divulgação da pesquisa, a equipe de campanha de Izaías tratou de explorar os números, enquanto os adversários, sobretudo os partidários de Sivaldo Albino, buscaram desqualificar o Instituto. Coincidentemente ou possivelmente já prevendo outra onda de contestação, o jornalista Magno Martins publicou hoje, dia 25, em Blog, o seguinte desabafo:

“Aos que ficam desconfiando das pesquisas do Instituto Opinião, contratadas por este Blog, faço questão de alguns esclarecimentos. Há seis eleições seguidas, faço pesquisas com o Opinião, com 100% de acertos. Por que o escolhi? O primeiro critério foi sua origem. É de Campina Grande, não tem nenhum tipo de vinculação política com Pernambuco. Seu dono, Joaquim Braga, sequer conhece os políticos do Estado. Seu levantamento e seu trabalho são essencialmente de natureza técnica, sem nenhum ingrediente político.

Em Pernambuco, nunca errou uma sequer pesquisa. Mas os políticos que aparecem em baixa sempre recorrem ao recurso de desqualificar o Instituto e o meu Blog. Entendo que faz parte do processo, mas os que nos atiram pedra sempre levam a pior. O mais recente exemplo vem de Petrolina. Ali, um dos candidatos ultrapassado pelo adversário, usou o tempo do seu guia da TV para me agredir. No dia seguinte, o Ibope confirmou nossos números e o candidato ficou, claro, desmoralizado!”, publicou Magno Martins.